São Paulo, quarta-feira, 29 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agrotóxicos no Mercosul; Impasse; Mais barato; Pesquisa; Praga; Água Branca; Despejo; Resistência; Circuito internacional; Café

Agrotóxicos no Mercosul
A área econômica do Ministério da Agricultura quer acertar logo o acordo no Mercosul para o livre comércio de agrotóxicos entre os países membros.

Impasse
Os técnicos da Defesa Agropecuária do ministério, porém, alegam que esse acordo não deve sair antes de 98, devido às dificuldades de harmonização das legislações.

Mais barato
Guilherme Dias, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, acredita que o comércio livre pode reduzir os custos de produção no Brasil.
"Na Argentina, os agrotóxicos são mais baratos", diz.

Pesquisa
A Associação Nacional de Defesa Vegetal, que representa as indústrias de agrotóxicos, alega que o Ministério da Agricultura está enganado e promete fazer uma pesquisa para mostrar que os venenos argentinos são tão caros quanto os nossos.

Praga
Pesquisadores da Embrapa conseguiram isolar uma bactéria que acaba com a maior praga do solo, o nematóide das galhas. Em um ano, agricultores poderão contar com a multiplicação da bactéria.

Água Branca
As 40 associações e sindicatos instalados no parque da Água Branca, em São Paulo, ocupam 6.045 m2, segundo a Secretaria da Agricultura.

Despejo
A intenção do secretário Francisco Graziano, da Agricultura, é transferir essas sedes para salas modulares de 40 m2, ocupando o espaço para montar um centro histórico da agropecuária paulista.

Resistência
As associações, porém, querem manter suas atuais sedes. Na semana passada, se reuniram no parque para decidir como evitar o despejo.

Circuito internacional
Pela primeira vez um rodeio brasileiro irá contar pontos para o ranking mundial do campeonato internacional de montarias.
O rodeio da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (SP), a maior do gênero no Brasil, terá etapas válidas para o campeonato mundial este ano.

Café
Uma campanha nacional está sendo criada por cafeicultores brasileiros, com apoio do governo, para estimular o consumo da bebida no país, que no ano passado atingiu 11 milhões de sacas.

Texto Anterior: Empresa investe na produção e comércio de pólen
Próximo Texto: Chuvas favorecem doenças nas lavouras em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.