São Paulo, quarta-feira, 29 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo sugere criar lagos

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Especialistas em recursos hídricos apontam soluções diferentes para o problema de enchente em São Paulo.
Para Nilton Milan, do SOS Aricanduva, a região do início da rodovia Ayrton Senna poderia ser transformada em área inundada. Lagos funcionariam como retentores da água transbordada do rio Tietê.
"Outra medida é a construção de um canal em uma das margens do rio Aricanduva para a captação da água excedente."
Já o professor de hidrografia da faculdade de geografia da USP João Cipriano de Freitas acha necessário a construção de piscinões para armazenar a água que transborda do Tietê.
"Para índices pluviométricos baixos, os piscinões resolvem", disse Freitas.
O professor de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Escola Politécnica da USP Benedito Braga é favorável a uma alteração na legislação, que passaria a exigir dos imóveis uma área não-impermeabilizada (jardins, por exemplo) para que as águas das chuvas fossem absorvidas pelo solo.
O geólogo Fernando Campagnoli diz ser necessário a construção de barragens nos córregos que desembocam no rio Tietê para conter o transporte de sedimentos.

Texto Anterior: Três horas de chuva bastam para alagar SP
Próximo Texto: As soluções para o problema da enchente em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.