São Paulo, quarta-feira, 29 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Communicator" apresenta várias falhas

RENATO TARGA
DO UNIVERSO ONLINE

Em dezembro, a Netscape lançou uma versão preview do "Communicator", pacote de programas com mais recursos que um simples navegador de Internet.
Foi o início da frustração de muita gente que instalou o programa -em parte por falta de esclarecimento da empresa, que não deixou claro o que é versão preview.
Trata-se de um programa de apresentação, para que os futuros usuários possam experimentar mais ou menos como ele vai ficar.
Isso não significa que o programa deva funcionar completamente nessa fase do projeto. Logo, apresenta algumas falhas.
O "Communicator" é mais uma evolução do que uma revolução no modo de trabalhar com a Internet ou com intranets.
Composto por um gerenciador de mensagens, a versão 4.0 do "Navigator", um editor de páginas em "HTML" (linguagem de hipertexto) e um administrador de conferências, não difere muito da versão "Navigator Gold", que está disponível na rede.
O navegador do "Communicator" teve algumas mudanças cosméticas para facilitar o trabalho.
A barra de ferramentas ganhou maior flexibilidade e ícones mais leves. O marcador de endereços ficou melhor e fácil de ser acessado.
O problema, grave, é que ele não funciona bem, apresentando uma série de falhas, principalmente se o computador não tiver muita memória (24 Mbytes ou mais).
Ele tem dificuldades para entender imagens transparentes e páginas muito grandes e não permite mudar o tamanho das janelas -trava quando se tenta alterar páginas com divisões (frames).
A maior conquista é o gerenciador de mensagens, um programa para correio eletrônico e grupos de discussão (newsgroups).
O novo sistema possui apresentação muito boa e fácil de usar e permite fazer busca por palavra nas mensagens e escrevê-las com comandos de "HTML".
Explora racionalmente recursos exclusivos dos ambientes "Windows 95" e "NT 4.0", únicos sistemas operacionais que aceitam o "Communicator".
A questão importante é: vale a pena carregar o programa? Depende. Se você tiver um máquina poderosa (Pentium 133 MHz, 24 Mbytes de memória ou mais) e espaço em disco, sim.
Mas não apague sua versão anterior -você pode querer voltar para ela. O melhor é esperar uma versão beta com menos problemas. O programa está disponível em http://home.netscape.com.

Texto Anterior: Saiba o que é necessário para criar em 3D
Próximo Texto: Compaq passa a liderar ranking dos PCs
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.