São Paulo, quarta-feira, 29 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ieltsin reaparece em público

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente da Rússia, Boris Ieltsin, foi ao Kremlin ontem e apareceu em público pela primeira vez desde 6 de janeiro.
Ele se recupera de uma pneumonia dupla e cria suspeitas sobre sua capacidade de governar.
Ieltsin apareceu em um escritório reunido com Ivan Korotchenia, secretário da Comunidade de Estados Independentes (CEI, grupo de países da ex-União Soviética). Ele estava sentado, pálido e parecia debilitado.
Em outra imagem, ele foi visto no Kremlin cumprimentando o primeiro-ministro Viktor Tchernomirdin. Ieltsin passou três horas na sede do governo.
Seu porta-voz, Serguei Iastrjembski, emitiu uma opinião pessoal sobre o chefe: "Acho que o progresso é evidente", disse.
Nas últimas semanas, a principal tarefa de Iastrjembski tem sido a de tentar tranquilizar os russos sobre a saúde de Ieltsin.
As ausências de Ieltsin fazem com que seus adversários peçam quase diariamente sua renúncia -ontem, durante visita à França, foi a vez do neocomunista Guennadi Ziuganov.
Na segunda-feira, o Kremlin anunciou que estava cancelada uma viagem de Ieltsin à Holanda, porque seus médicos proibiram viagens aéreas.
Ele também tem uma reunião prevista para março com o presidente dos EUA, Bill Clinton. Mas ontem a Casa Branca disse que a reunião pode ser adiada por causa da recuperação do líder russo.

Texto Anterior: Militar moderado vence na Tchetchênia
Próximo Texto: Presidente deixa comício com medo de ser atacado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.