São Paulo, quinta-feira, 30 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equívoco quase exclui Suassuna de festival

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

"A História de Amor de Romeu de Julieta" e "O Auto do Rico Avarento", as duas últimas montagens do diretor Romero de Andrade Lima sobre a adaptações de Ariano Suassuna, foram as confirmações mais recentes do Festival de Curitiba.
Elas quase ficaram fora da programação por causa de um mal-entendido.
"A História de Amor de Romeu e Julieta" teve uma única apresentação no teatro do Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, e os organizadores do festival haviam sido avisados pelos produtores do espetáculo que a peça não seria apresentada novamente porque Ariano Suassuna não teria aprovado a montagem de seu sobrinho Romero de Andrade Lima.
Mas o que Suassuna não aprovou foi a apresentação de "História de Amor de Romeu e Julieta" em teatro grande. "Vi o ensaio geral e achei a peça emocionante. Mas não é uma peça para circuito comercial", afirmou Suassuna.
Segundo ele, o teatro do Centro de Convenções tem cerca de 2.000 lugares. "Da maneira como eu e Romero concebemos o espetáculo ele deve ser apresentado de forma intimista. Em teatro grande fica prejudicado. Quando foi apresentado aqui, o público não entendeu direito. Ficou uma coisa fria de que não gostei."
Assim, o espetáculo não foi mais apresentado em teatro, mas voltaria a ser encenado na rua e em um circo itinerante que Suassuna e Andrade Lima pretendem criar.
Em conversa anteontem, o organizador da programação do festival, Leandro Knopfholz, e o diretor Andrade Lima acertaram que tanto "A História de Amor de Romeu e Julieta" quanto a montagem de "O Auto do Rico Avarento", que ainda está em fase de preparo, vão ser apresentados na rua, dentro da programação do Festival de Curitiba.
Segundo Suassuna, seu "Romeu e Julieta" foi o primeiro espetáculo de sua parceria com Andrade Lima realizado de maneira mais profissional, com produtores.
Uma das produtoras, Graça Melo, afirmou que em uma reunião com o grupo de Andrade Lima após a apresentação de "A História de Amor de Romeu e Julieta" foi decidido que o espetáculo não tinha condições técnicas para ser apresentado em teatro.
"A iluminação toda feita com gambiarras não funcionou em teatro, mas funcionaria na rua. Estamos abertos a negociar com o festival", disse Graça Melo.
Antunes
Ariano Suassuna vai fundir "A História de Amor de Romeu e Julieta" a uma outra história sua, "Uma Mulher Vestida de Sol", para que o diretor Antunes Filho monte em São Paulo.
Segundo ele, ambas as histórias têm dois antepassados: Tristão e Isolda e Romeu e Julieta. "As duas trazem o amor de dois jovens infortunados, metidos em briga de família."
A idéia inicial de Antunes era fazer a adaptação para teatro do romance de Suassuna "A Pedra do Reino". "Como esse é um trabalho mais demorado, propus a ele montar primeiro a fusão das duas histórias, e ele aceitou. A adaptação do romance ainda será feita no futuro", disse Suassuna.

Texto Anterior: Leilão tem obras de Post
Próximo Texto: Nova adaptação do dramaturgo será apresentada em circo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.