São Paulo, sexta-feira, 31 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marcello Mastroianni receberá homenagem em Veneza

Ator será lembrado no festival italiano de cinema

RAUL MOREIRA
ESPECIAL PARA A FOLHA, EM MILÃO

O ator italiano Marcello Mastroianni, morto em dezembro, na França, será o grande homenageado no 54º Festival de Veneza. Quem anuncia é Felice Laudadio, 49, novo organizador do tradicional evento cinematográfico, que neste ano acontece entre os dias 27 de agosto e 6 de setembro.
"Vamos dançar para homenagear Marcello até o fim da noite. Nada de conversa, só festa, como ele gostaria", disse Laudadio.
Além da "festa", Mastroianni será homenageado com a exibição de um documentário em vídeo de seis horas, feito por Ana Maria Totó, companheira do ator nos últimos 25 anos.
Além de Mastroianni, o diretor Roberto Rosselini ("Roma, Cidade aberta"), morto há 20 anos, será homenageado. Está programada a exibição de material inédito do pai do realismo italiano.
Quanto à abertura do festival, Laudadio promete a exibição de um filme inédito de um grande diretor, que, segundo ele, foi encontrado recentemente, depois de um sumiço de muitos anos. O nome da película e do autor serão mantidos em sigilo nos próximos meses.
Neste ano 18 filmes vão concorrer ao Leão de Ouro. A comissão ainda não foi escolhida, mas Laudadio garante que será formada por grandes personalidades internacionais da cultura e do cinema.
Entre as celebridades escolhidas neste ano para o Leão de Ouro pela carreira estão o cineasta Stanley Kubrick ("2001, uma Odisséia no Espaço") e o ator francês Gérard Depardieu, considerado um "ponto de encontro" entre o cinema europeu e o americano.
Laudadio confirmou a volta das sessões do meio-dia e da meia-noite, a primeira voltada para as novas tendências do cinema internacional e a segunda, para os chamados "filmes espetaculares", principalmente os americanos.
Outra novidade é a sessão "Oficina Veneziana", um laboratório para novas linguagens. Estréia também a sessão "Curta-Curtíssimo", com filmes entre 30 segundos e 30 minutos.

Texto Anterior: Luiz Bonfá, 74, lança "songbook" com a cantora Ithamara Koorax
Próximo Texto: Crash
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.