São Paulo, quinta-feira, 2 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sites de vestibular são variados

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Espaço é o que não falta na Internet. Os vestibulandos que desejam tirar suas dúvidas de física ou aqueles que querem apenas dar boas risadas têm um bom número de sites ao seu alcance.
O site da Fuvest, www.fuvest. br, traz gabaritos de provas da 1ª e 2ª fase da Fuvest-97, alterações introduzidas no Fuvest-98 e estatísticas dos exames dos anos anteriores .
No www.etapa.com, do cursinho Etapa, pode-se saber como funcionam os grupos de opções nos vestibulares da Fuvest, Unicamp e Unesp e ter dicas de quem entrou no mercado este ano.
O Objetivo, www.objetivo.br, deverá apresentar nas próximas semanas um serviço de grande utilidade para os vestibulandos: resolução on-line de questões do 3º ano do 2º grau.
O programa funciona assim: de um lado da tela aparece o enunciado de uma questão e do outro, clica-se ou na sugestão de como resolvê-la ou na resposta. Atualmente só estão disponíveis questões para o 1º e 2º ano.
Alguns endereços eletrônicos trazem provas simuladas. É o caso do www.logica.com.br/ contato, do curso Contato. O simulado do Contato tem correção automática.
O problema é que as questões de verdadeiro ou falso tem um enunciado muito confuso. Ao contrário de apresentar o tradicional V ou F, vêem-se duas colunas com algarismos romanos.
O candidato capaz de adivinhar que 1 corresponde a verdadeiro e 2 a falso deveria ter uma cadeira cativa na universidade.
Outra boa iniciativa que apresenta alguns problemas é o Vestibular On Line, www.geocities. com/Tokyo/5161, desenvolvido pelo webmaster Anderson Luiz Vieira.
Anderson, que estuda engenharia elétrica na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), diz estar sem tempo de especificar de quais vestibulares tirou as questões do simulado.
Alguns endereços, no entanto cometem sérios deslizes que não podem ser explicados. O site do JB Online, www.jb.com.br/ vestibul, diz ter aulas atualizadas em 16 de dezembro.
Na seção sala de aula, professores elaboram aulas de disciplinas para você fazer 'bonito nas provas'. Só que o site faz feio, pois a última aula foi da semana de 3 a 10 de fevereiro.
O História On Net, www. zeroweb.com/historia, tomou bomba em português. Um site que pretende tratar de história não pode cometer o erro gritante de chamar idade contemporânea de idade cotemporanea.
Depois das dores de cabeça e do estresse do vestibular, os alunos podem relaxar com sites que visam, antes de mais nada, fazer rir.
O Choppinho's Home Page, www.geocities.com/ SiliconValley/Pines/3189, criada por Daniel César, traz brincadeiras, piadas e links com universidades e cursos.
A página de Daniel dá ao vestibulando a oportunidade de expandir sua cultura, aprendendo piadas sobre louras e portugueses, por exemplo.
Seguramente a página mais divertida, entre as que tratam do vestibular, é O Mundo da Ciência, criada por Diego Velazquez, 18, estudante de ciência da computação na UFRGS (Universidade Federal.
Vale à pena fazer o simulado criado por Diego. Ainda que ele não assegure a aprovação, pode-se dar boas gargalhadas com os enunciados das questões.
Diego faz uma advertência: "Para cada questão há somente uma resposta correta. Não insista, o que eu considero como resposta certa é a resposta certa".

Texto Anterior: VEJA SE APRENDEU
Próximo Texto: CD-ROMs oferecem simulados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.