São Paulo, quinta-feira, 2 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ataques da Índia matam pelo menos 13 no norte do Paquistão

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Índia e Paquistão voltaram ontem a trocar tiros de artilharia na região da Caxemira, disputada pelos dois países. O governo paquistanês informou que 13 pessoas morreram em seu território.
Anteontem, agressões semelhantes deixaram 24 mortos dos lados indiano e paquistanês.
Segundo o Ministério da Defesa paquistanês, os vales de Neelum e Leepa, ambos na Caxemira paquistanesa, foram bombardeados. "Nossas tropas atacaram posições indianas, causando pesadas perdas humanas e materiais", acrescentou. Autoridades da Índia confirmaram os ataques, mas não reportaram baixas.
Os dois países vizinhos travaram três guerras desde 1947, quando se tornaram independentes. Duas delas foram motivadas diretamente pela disputa sobre a Caxemira, que, assim como o Paquistão, é majoritariamente islâmica.
A troca de tiros através da fronteira é frequente. Em agosto último, 24 pessoas foram mortas pelos bombardeios.
A última agressão destoa da recente aproximação entre os dois países -na semana passada, os premiês da Índia, Inder Gujral, e do Paquistão, Nawaz Sharif, se reuniram em Washington.
Nessa oportunidade, o governo indiano ofereceu criar uma linha telefônica direta entre os comandantes de campo do norte dos dois países. Ainda não houve resposta por parte do Paquistão.
Bombas
Além da rivalidade com o Paquistão, a Índia enfrenta diversos movimentos separatistas de minorias étnicas.
A um desses movimentos, o dos sikhs, foram atribuídos dois atentados ocorridos ontem no norte do país. Três bombas explodiram que explodiram em um trem mataram duas pessoas. Em Nova Déli, capital do país, outras duas bombas feriram ao menos 27 pessoas.

Texto Anterior: Rússia se junta à UE nas críticas aos EUA
Próximo Texto: Comunistas italianos ameaçam governo; Morre piloto japonês que bombardeou EUA; General da Nigéria anuncia eleições em 98; Juiz do caso Cabezas pede prisão de suspeito; Austrália ajuda combate ao fogo na Indonésia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.