São Paulo, sexta-feira, 3 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEC divulga novas regras para provão

PAULO NAVES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ministério da Educação divulgou ontem as novas regras para a realização do provão em 98.
A inclusão dos cursos de letras e matemática foi determinada pelo Conselho Nacional de Educação. O objetivo é avaliar a deficiência da formação docente e a necessidade de uma reforma do magistério.
"É preciso reavaliar esses cursos", disse Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do MEC que coordena o Exame Nacional de Cursos, o provão.
"São cursos difíceis de serem avaliados. A maioria são faculdades privadas e muito heterogêneas."
Os formandos de administração, direito, engenharia civil, engenharia química, veterinária e odontologia serão convocados para o provão do ano que vem.
A novidade será a participação dos formandos de engenharia elétrica, jornalismo, letras e matemática. As provas, em 7 de junho de 98, serão realizadas em 385 municípios de todo o país. É estimada a participação de 128 mil formandos de 1.708 cursos.
A aplicação e a correção das provas são responsabilidades de uma instituição sem fins lucrativos escolhida pelo Inep. Cinco entidades já se inscreveram no processo de licitação. A verba total é de R$ 8 milhões. O resultado da licitação será divulgado em 6 de novembro.
Os quatro novos cursos avaliados já têm suas comissões organizadas. São 28 especialistas, sete de cada área, que indicarão os objetivos, abrangência e especificações das provas. Eles terão a preocupação de definir o perfil e as habilidades necessárias dos formandos.
Na comissão de jornalismo, participa Alberto Dines, do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp e colunista da Folha. A comissão discutirá o papel social do jornalista, a ética profissional e a necessidade de diploma universitário. No último provão, realizado em 29 de junho, houve 94.430 inscrições, 8.792 faltas e 1.819 provas em branco. O resultado dos exames será divulgado em 26 de novembro.
O Inep também divulgou dados sobre o próximo Saeb, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. Eleito pelo Banco Mundial como o melhor sistema de avaliação do ensino básico da América Latina, o exame ocorre a cada dois anos.
O próximo será aplicado na última semana deste mês a uma amostragem de alunos e professores de 1º e 2º graus. A Cesgranrio, com uma verba de R$ 4,3 milhões, é responsável pela prova. Neste ano, serão avaliados 220 mil alunos de 25 mil escolas públicas e particulares de todos os Estados. Em 95, foram 90,5 mil alunos de 2.800 escolas.

Texto Anterior: Cebolão entra em reforma a partir de segunda-feira
Próximo Texto: Hoje é o último dia para pagar a taxa de inscrição da Unicamp
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.