São Paulo, sexta-feira, 3 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instituto do CE suspeita que soro tenha causado reações alérgicas

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

A direção do Inece (Instituto de Nefrologia do Ceará) suspeita que um soro fisiológico fabricado pelo laboratório Endomed possa ter causado reações adversas em 43 pacientes renais seus. Não houve mortes.
O laboratório é o mesmo fabricante do soro Ringer Lactato, usado em processos cirúrgicos e que pode ter causado a morte de 34 pacientes de hospitais de Recife, Fortaleza e Salvador.
O diretor do Inece, Emir Mendonça Limaverde, disse que as reações ocorreram nos dias 18 e 19 de agosto passado.
"Durante a diálise, os pacientes queixaram-se de dores no peito, sudorese, palidez, sensação de dormência e aumento da taxa de batimentos cardíacos", disse.
Ele afirmou que a clínica passou a examinar isoladamente os produtos usados no processo de diálise e as reações só cessaram quando foi suspenso o uso do soro fisiológico do Endomed.
"Apesar de não ter ocorrido óbitos, o pânico entre os pacientes foi grande. Eles tinham medo de serem vítimas de algo semelhante ao que ocorreu em Caruaru (onde morreram 64 pessoas que faziam diálise)", afirmou.
O aposentado Raimundo Oliveira Sales disse que pensou que ia morrer quando se submeteu a uma diálise no Inece, em 18 de agosto. Ele afirmou que chegou a desmaiar devido à dor no coração.
Segundo Limaverde, a clínica teve prejuízos morais, porque pacientes acusaram-na de negligência. Ele afirmou que enviou um relatório sobre as reações entre os pacientes ao Endomed. Segundo ele, técnicos da empresa chegaram a recolher amostras do soro.
O gerente do Endomed, João Pedrinelli, disse que o laboratório só vai se pronunciar sobre o assunto após "analisar todas as informações" sobre o caso Inece.

Texto Anterior: Engenheiro é espancado no prédio onde mora
Próximo Texto: Polícia prende 3 acusados de furtar caixa eletrônico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.