São Paulo, sexta-feira, 3 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pistas são indicadores da sociedade

ERIKA PALOMINO
DA REDAÇÃO

Sob cultura club, entenda-se: quando o objetivo primordial da pessoa ao sair de casa é ir para um clube dançar, explica o editor da revista "The Face" Richard Benson, responsável pela compilação "Night Fever".
Nesta segmentação, podemos entender ainda preocupações musicais ("Uma das três razões para ir a um clube precisa ser a música", já disse o DJ Tony Humphries), de comportamento e de moda. Hoje, diz Benson em seu prefácio, um observador inteligente pode olhar para uma pista e constatar mudanças que muitas vezes são indicadores da sociedade como um todo.
"Nos últimos 17 anos, a cena club fez mais amigos e influenciou mais pessoas do que se supunha nos anos 80", escreve.
Com capa que reproduz o famoso logo da revista e contracapa cor-de-rosa fluorescente, o livro se ressente de fotos em seu interior, para acompanhar, por exemplo, capítulos brilhantes como o que descreve uma festa do clube de fetiche Skin 2 ocorrida em 1983.
Genealogia de uma geração
"Night Fever" serve para apontar a genealogia da nova era da cena club, em artigo de dezembro de 89, quando a chamada "Me Generation", individualista e egoísta, transformou-se na "We Generation", que veio a caracterizar os anos 90, com seu caráter de movimentos coletivos como o que leva milhares ao Tribal Gathering, espécie de Woodstock tecno.
Mas, como era de se esperar, as junções música/cultura club respondem pelos melhores momentos do livro, em textos de jornalistas especializados, DJs e editores.
Explica, por exemplo, as raízes da house music de Chicago e a cena da cidade de Detroit, nos primórdios do tecno. Bem como o raio X feito em 96 dos "big beats" dos Chemical Brothers.
Com a sabedoria que só o passado (clubber ou não) dá, articulistas já relatam "fenômenos" mais recentes, como o "hedonismo doméstico" praticado por pessoas que preferem oportunidades de leitura e de ficar em casa: "Por que pagar os preços dos clubes quando você pode juntar alguns amigos em casa, comprar uma garrafa de vodca e ouvir seus discos?"

Livro: Night Fever
Autor: Richard Benson
Lançamento: Boxtree (Inglaterra)
Quanto: 9,99 libras (192 págs.)
Onde encomendar: Cultura (011/285-4033) e Toc na Cuca (011/852-2030)

Texto Anterior: Thales Pan Chacon morre aos 41 em decorrência da Aids
Próximo Texto: 'Geração química' vira personagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.