São Paulo, sábado, 4 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vestuário deverá ser conservador

DA SUCURSAL DO RIO

A visita de João Paulo 2º ao Rio deverá mostrar um papa conservador no item vestuário.
Diferentemente do que aconteceu na recente visita a Paris, quando ele exibiu vestimentas criadas pelo estilista Jean-Charles de Castelbajac, as roupas a serem usadas na visita ao Rio deverão ser tradicionais.
Para as missas da Catedral, sábado, e do Aterro, domingo, ambas pela manhã, João Paulo 2º deverá usar uma vestimenta branca ou dourada. As duas cores, dentro da liturgia da Igreja Católica, são usadas em ocasiões solenes.
A missa da Catedral, por ser celebrada em homenagem a Nossa Senhora, é considerada uma ocasião solene. Já a missa do Aterro poderá ou não ser encarada dessa maneira.
Cores
"O papa pode decidir se paramentar com as cores solenes, se considerar a missa uma celebração solene, mas poderá também optar pela cor verde, usada durante o período do tempo comum", explicou o padre Jan Kaleta, um dos organizadores da visita do papa.
A missa de domingo acontece no 27º domingo do tempo comum. Pelo calendário da Igreja, o ano é dividido entre os períodos pascal, da quaresma, do advento e do Natal. Os domingos restantes, fora desses períodos, são chamados de domingos do tempo comum.

Texto Anterior: Padre Zezinho se apresenta para o papa pela 3ª vez
Próximo Texto: As roupas do papa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.