São Paulo, domingo, 5 de outubro de 1997
Texto Anterior | Índice

Centro deve 'perder' 500 mil veículos

Prefeitura espera igualar adesão do rodízio estadual

MARCOS PIVETTA
DA REPORTAGEM LOCAL

Com o rodízio municipal, que começa amanhã, a prefeitura tentará retirar de circulação diariamente do centro expandido de São Paulo entre 450 mil e 500 mil carros nos horários de pico -entre as 7h as 10h e entre as 17h e as 20h.
Se a nova operação obtiver o mesmo índice de obediência que alcançou o rodízio estadual antipoluição (encerrado no último dia 26 e que teve adesão média de 96% entre os automóveis e de 80% entre os caminhões), a redução dos congestionamentos será expressiva, segundos técnicos da CET.
"Esperamos obter um alívio nos congestionamentos semelhante ao do rodízio antipoluição", disse Luiz Carlos Cunha, diretor de operações da CET.
Na semana passada, em que não houve nenhuma restrição de circulação para veículos na cidade, o paulistano teve uma noção bastante clara de como fica o trânsito de São Paulo com e sem rodízio.
Nos horários de pico, os congestionamentos da semana passada chegaram a ter, em alguns dias, o dobro do tamanho que apresentaram durante o rodízio estadual.
O pior dia foi a quinta passada, quando às 19h foram registrados 180 quilômetros de lentidão na cidade, marca nem de longe atingida durante o rodízio antipoluição.
Se a estimativa da CET estiver correta, cerca de 2,4 milhões de carros trafegam pelo centro expandido.
Portanto, se 20% desse contingente de automóveis deixar de circular em cada dia da semana, haverá uma redução de quase 500 mil carros por dia nas ruas.
Na primeira semana do rodízio, quando não serão multados os infratores da operação, a CET espera uma adesão espontânea de 40% do veículos.
Panfletos
Segundo a CET, hoje pela manhã começarão a ser colocadas 400 faixas de pano nas ruas da cidade, contendo informações sobre as placas proibidas de rodar em cada dia da semana.
Campanha publicitária sobre a operação também terá início em rádios, televisões e outdoors.
A partir de terça-feira, começará o trabalho de distribuição de panfletos sobre o rodízio na capital.
Amanhã estarão proibidos de circular os veículos (carros e caminhões) com finais de placas 1 e 2. Na terça, a restrição se aplicará sobre os finais de placa 3 e 4.
(MP)

Texto Anterior: Amigas vão fugir do rodízio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.