São Paulo, domingo, 5 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Verdades e mentiras

Nos filmes, os capitães de navios piratas são frequentemente aristocratas bem-educados interpretados por Errol Flynn e Douglas Fairbanks. Na realidade, capitães piratas eram marinheiros sem trabalho com uma queda por liderança.

Os piratas usavam bandeiras negras com uma caveira e ossos cruzados?
Este era um dos muitos símbolos que os piratas colocavam nas bandeiras. Outros eram corações ensanguentados, bolas de fogo e esqueletos inteiros. A caveira com os ossos cruzados ficou famosa por causa dos livros de Robert Louis Stevenson e filmes.

Os piratas usavam um X num mapa para marcar tesouros escondidos?
Não. Este mito vem da ilustração da capa da primeira edição da "Ilha do Tesouro" (1881), de Stevenson. Cordingly diz que, tirando o X, o livro de Stevenson é bem preciso sobre a vida pirata.

Os piratas tinham pernas de pau?
Sim, com frequência. Os piratas viviam se ferindo com balas de canhão e em acidentes no navio. Solução médica da época: corta fora.

Os piratas colocavam papagaios nos ombros?
Sim. Papagaios eram um suvenir popular entre os piratas de suas viagens exóticas (e mais fáceis de cuidar do que macacos). Os papagaios tinham alto valor nos mercados de aves de Londres e como propina para funcionários da Marinha britânica.

Os piratas faziam as pessoas caminharem pela prancha?
Somente um registro (1829) de andar na prancha é conhecido. "Piratas de verdade não tinham tempo para tais cerimônias", diz Cordingly. Quando um pirata queria matar, ele talhava a vítima com um cutelo ou a jogava no mar.

Texto Anterior: Navio de Barba Negra desvenda era pirata
Próximo Texto: Revelando segredos das profundezas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.