São Paulo, domingo, 5 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova marca nacional mostrará esportivo

DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil Motor Show deste ano reserva uma novidade exclusiva: quem for ao salão vai poder ver uma nova marca de carro nacional. Trata-se do Emme Lotus, sedã esportivo do tamanho do Omega que será lançado no mercado a partir de março de 98.
O novo carro, que terá três versões de motor e acabamento interno, usa tecnologia desenvolvida em associação com a marca inglesa Lotus, mas será fabricado no Brasil, em Pindamonhangaba (140 km a nordeste de São Paulo).
O índice de nacionalização será, no início, de 87%. Todas as peças foram projetadas especificamente para o modelo e serão produzidas por fornecedores brasileiros, com exceção do câmbio, diferencial e um dos motores.
Segundo a montadora, a ênfase dos novos carros serão o preço e o desempenho. Das três versões, a Emme Lotus 420 é a mais "mansa". Terá motor 2.0 de 16 válvulas e 145 cavalos (cv) de potência, que seria capaz de atingir 198 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 9,7 s.
A intermediária, 420T (com motor turbo), chegaria aos 242 km/h, com aceleração de 6,9 s.
A 422T, mais esportiva, usa basicamente o mesmo motor que equipava o Lotus Sprit. Deve atingir 273 km/h e chegar aos 100 km/h em 5,0 s, segundo a fábrica.
O airbag (almofada de ar para colisões) e os freios antitravamento ABS serão opcionais, mas ar-condicionado, direção hidráulica e bancos de couro com ajuste elétrico serão de série.
Ainda não está confirmado, porém os três carros deverão ostentar o distintivo da Lotus na traseira.
A meta da Emme é também exportar o modelo para todo o Mercosul e, depois, para a Europa.
O projeto da Emme, no entanto, prevê que no futuro seja produzido um novo modelo, que deverá ser o verdadeiro carro-chefe das vendas, um sedã médio-grande, do mesmo segmento do Vectra.
Os carros serão vendidos em concessionárias próprias. Já estão confirmadas sete lojas (três em São Paulo, além de Rio, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba), devendo chegar a 12 até o lançamento.
Scooter
Para aproveitar a estrutura criada para a produção do automóvel, a Emme desenvolveu o scooter Mirage, que já está à venda.
A pequena moto vem equipada com motor de 50 cc, rodas de liga leve e freio dianteiro a disco ventilado, tudo isso com preço de tabela de US$ 3.000. Para os próximos anos, a Emme pretende fabricar um scooter de 100 cc.

Para saber mais - tel. (012) 243-2250 ou o site na Internet http://www. emme.com.br

Texto Anterior: Modelo atuais são alterados
Próximo Texto: Confira roteiro para ver modelos importados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.