São Paulo, segunda-feira, 6 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lerner atrai políticos do PSDB para reduzir espaço de tucanos

Governador do Paraná quer apoio de FHC para se reeleger

FLÁVIO ARANTES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

Rejeitado pelo PSDB paranaense, o governador Jaime Lerner (PFL) se movimenta para reduzir o espaço político do partido no Estado. O PSDB no Paraná é comandado pelo presidente da Telepar (Telecomunicações do Paraná), Álvaro Dias, adversário de Lerner.
Dias foi o principal articulador da decisão do diretório do PSDB de rejeitar, em maio, a filiação do governador. A estratégia de Lerner é atrair para sua base o maior número possível de políticos do PSDB descontentes com Dias.
Ao mesmo tempo, Lerner tenta forçar o apoio exclusivo do presidente Fernando Henrique Cardoso a sua campanha pela reeleição, desejo que é do próprio FHC.
Lerner tem dado declarações de que não aceita o apoio do presidente a outra candidatura no Estado. "Se pertenço hoje à base de sustentação do presidente, é difícil imaginar que o partido do presidente lance um candidato contra mim", afirma Lerner.
É o mesmo discurso que o governador vem adotando desde que assinou a ficha de filiação ao PFL.
Na atração de políticos do PSDB, Lerner conseguiu reduzir de nove para dois o número de deputados estaduais do partido. Pelo menos cinco dos sete deputados deixaram a sigla tucana atendendo convite pessoal de Lerner.
O assédio do governador a políticos do PSDB não poupou sequer Rubens Bueno, um dos fundadores do partido no Paraná e presidente do Instituto Teotônio Vilela no Estado, o instituto tucano de estudos políticos.
Bueno assinou a ficha de filiação ao PTB, na última quinta-feira, numa festa que contou com a presença de Lerner.

Texto Anterior: Grupo renegociou débito com a Previdência
Próximo Texto: Depois de críticas de Covas, FHC se reúne com governador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.