São Paulo, segunda-feira, 6 de outubro de 1997
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Trânsito na capital é lento como bonde de 1901

FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL

A cidade de São Paulo tem cerca de três milhões de carros rodando a velocidades semelhantes às dos bondes do início do século.
Levantamento da Folha baseado em cinco linhas de bondes que circulavam na cidade em 1901 mostra que a velocidade média destes veículos era de 21,6 km/h -valor obtido fazendo uma média de cinco linhas (veja quadro ao lado).
A velocidade média dos carros que circulam na capital é pouco maior: 22 km/h, durante os períodos de pico da manhã (das 7h às 10h) e da tarde (das 17h às 20h), segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
A baixa velocidade média dos carros, associada aos congestionamentos, é a principal razão pela qual a prefeitura decidiu criar o rodízio municipal, que começa hoje.
Problema social
Para o consultor em transportes Eduardo Vasconcellos, o cidadão que usa o transporte coletivo acaba sendo o mais prejudicado.
"O maior dano causado pelo excesso de carros é o social, pois reduz a velocidade média dos ônibus (hoje, de 14 km/h, segundo a São Paulo Transporte S/A)", diz.
Vasconcellos exemplifica o que chama de injustiça social no transporte coletivo: enquanto cerca de 10.800 ônibus transportam 2,75 milhões de passageiros por dia, os três milhões de carros transportam "apenas" 4,5 milhões de pessoas.
"O espaço viário tem de ser dividido em função do número de pessoas que são transportadas por veículo. É preciso priorizar o transporte coletivo em detrimento do individual", afirma.
Já o paulistano que usa o metrô -2,5 milhões de pessoas por dia- transita a uma velocidade de 36 km/h, uma média das três linhas da cidade.
"Dispomos hoje de uma tecnologia de ponta, mas, por causa da falta de um planejamento estrutural viário no início dos anos 80, a situação se inverteu e, hoje, os ônibus circulam com velocidades mais baixas que a dos bondes", diz o gerente geral da SPTrans (São Paulo Transportes), Alberto Lauletta.
O coordenador da central de operações da CET, Celso Buendia, afirma que a lentidão com que os carros rodam hoje é um bom indicador de que algo deve ser feito com urgência, o que valida a proposta do rodízio municipal.
A meta a ser atingida com o programa é incrementar as velocidades médias para índices entre 25 e 30 km/h, nos períodos de pico do trânsito.

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