São Paulo, segunda-feira, 6 de outubro de 1997
Próximo Texto | Índice

Caminhão leva aula de informática

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Estacionado em uma das ruas de uma unidade do Projeto Cingapura, na zona norte de São Paulo, o Infocar poderia ser confundido com um caminhão de uma empresa de mudanças.
Por dentro, no entanto, ele parece mais uma sala de aula do futuro, com nove computadores, duas impressoras, um televisor de 29 polegadas, um retroprojetor e um ar-condicionado.
O Infocar é um projeto da Prodam (Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo) que tem como objetivo principal levar noções de informática a populações carentes do município de São Paulo.
"Esse projeto faz parte de uma mudança geral no foco de atuação da Prodam", diz seu presidente, Carlos Augusto Meinberg.
Segundo ele, a Prodam está deixando de ser uma simples processadora de dados para se transformar em uma empresa de tecnologia, cujos objetivos são a agilização da gestão municipal e o aumento da interação entre a prefeitura e a população de São Paulo.
A estatal tem um projeto ambicioso, que inclui a instalação de quiosques multimídia pela cidade, a informatização das administrações regionais e a digitalização de documentos e seu oferecimento pela Internet.
Integração
"Só que de nada adianta realizar um projeto de integração entre governo e sociedade, com o uso da informática, se a sociedade não está preparada", afirma.
Segundo Meinberg, a principal função do Infocar será desmistificar o uso do computador para aqueles que nunca tiveram contato com a informática.
"O informatizado de hoje é o alfabetizado de 50 anos atrás."
Conceitos básicos
Os cursos ministrados no Infocar servem como introdução aos conceitos básicos da informática.
Eles podem ser frequentados por jovens, adultos e idosos e duram quatro dias, com aulas diárias de três horas e meia.
Até o final do ano, a prefeitura já deverá estar colocando em circulação cinco caminhões-escola, que inicialmente atenderão as unidades do Projeto Cingapura.
"A demanda tem sido maior do que imaginávamos", afirma Meinberg. "Estamos recebendo pedidos de igrejas e associações de amigos de bairros interessadas na visita do Infocar. Outros municípios já nos consultaram."
A Prodam não pretende formar especialistas ou técnicos em informática. "Para isso, estamos preparando um centro de treinamento, que deverá ser inaugurado no ano próximo ano", antecipa Meinberg.
A próxima etapa do Infocar será habilitar o acesso à Internet nos caminhões, utilizando para isso uma conexão por telefonia celular.
A própria Prodam, em breve, deverá se tornar uma provedora de conteúdo para a Internet.
A empresa está adquirindo um link de 2 Mbps com a Embratel e pretende utilizá-lo para oferecer à população informações de utilidade pública.
Além disso, ela vai permitir que qualquer cidadão obtenha informações sobre sua relação com a prefeitura (como pagamento de impostos municipais) pela rede.

Próximo Texto: Trellis dá desconto em placa de fax/modem; Controle tem gravador de CD multifuncional; Plug Use inaugura área para teste de produtos; Colgil vai distribuir modems K56 da Zoom
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.