São Paulo, segunda-feira, 6 de outubro de 1997
Texto Anterior | Índice

Rodízio; Transporte; Exemplo; Imposto de Renda; Teocracia; Perdão; Gratuidade; Comércio aos domingos; Presença constante; Caso PC; Legendas; Pelé x Zico; Lixo cultural; Ausências; Ações esquecidas; Aleluia

Rodízio
"A aprovação pública do rodízio demonstra que nossa capacidade de ceder é infinitamente superior à da prefeitura em realizar. É mais fácil para a prefeitura calcular a proporção dos veículos que ficam fora de circulação do que implantar projetos coerentes de expansão e de aumento da qualidade do transporte público municipal!"
Humberto Gimenes Branco (São Paulo, SP)

Transporte
"Por que será que as péssimas empresas de ônibus de São Paulo têm tanto poder com o prefeito? Por que não é liberado o uso de vans para pessoas que queiram ter um pouco de conforto? Afinal ele foi eleito para melhorar ou para dificultar a vida das pessoas?"
Ivana Weffort (São Paulo, SP)

Exemplo
"Que exemplo estão dando aos nossos filhos os 'amigos' Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo e Zezé de Camargo e Luciano, ao promoverem e estimularem, na mídia impressa e no horário nobre da TV, o consumo de bebidas alcoólicas?"
Wilma J. Bertani (São Paulo, SP)

Imposto de Renda
"Paguei minha sexta parcela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Nesse ato, uma coisa me chamou a atenção: no governo FHC, enquanto os salários permanecem congelados há mais de mil dias, as parcelas do IRPF, em apenas 150 dias, sofreram cinco reajustes. Isso é que é política tucana (ou carcará?) de recursos humanos."
Antoniel Alves Feitosa (Recife, PE)

Teocracia
"O populismo dos políticos que andam cabalando votos na massa fanática e pouco esclarecida, aos berros de aleluia, amém e saravá, vai nos transformar, se já não transformou, na república teocrática do Brasil."
Lauro Elorza Filho (São Vicente, SP)

Perdão
"Em 1º/10, d. Eugênio nos brinda com mais uma declaração bombástica: afirma não querer abordar a questão dos protestos de homossexuais para 'não valorizar uma anomalia'.
Não chegará o dia em que a Igreja pedirá perdão da sua intolerância em relação aos homossexuais?"
Júlio Afonso Sá de Pinho Neto (Goiânia, GO)

Gratuidade
"É inconcebível o projeto de lei que garante gratuidade aos pobres para certidões de nascimento, atestados de óbito e registros de imóveis.
Quem vai pagar as despesas e custos operacionais dos cartórios? Daqui a pouco vão propor que restaurantes dêem comida grátis a quem tem fome."
Asciudeme Joubert (São Paulo, SP)

Comércio aos domingos
"Como titular de uma empresa com 45 anos de tradição, quero parabenizar o jornalista Mauricio Esposito pela reportagem 'Lojistas vendem pouco aos domingos'. Uma quantidade expressiva de comerciantes é contra essa abertura dominical, facultativa ou não, pois ela fere os princípios de igualdade entre empresas de grande e pequeno porte."
Samir Khoury, conselheiro da Associação Comercial de São Paulo - Sudeste (São Paulo, SP)

Presença constante
"Estranho o artigo do sr. Ricardo Zarattini Filho (2/10) cobrando maior presença do movimento sindical, em particular da CUT, diante da reforma da Previdência.
Em 1995, a CUT apresentou uma proposta para a reforma da Previdência que serviu de base para nossas negociações com o governo (que não cumpriu com o acordado nessas negociações).
Efetuamos atividades e manifestações por todo o país, em defesa da Previdência pública e da manutenção -e melhoria- dos direitos adquiridos, sem deixar de combater os privilégios.
Além disso, a CUT também estará presente na Câmara dos Deputados quanto esse projeto lá retornar."
Cid Marcondes, assessor de imprensa da CUT (Central Única dos Trabalhadores) Nacional (São Paulo, SP)

Caso PC
"Soa muito estranha essa confusão a respeito da estatura de Suzana Marcolino. Quando contamos hoje em dia, em quase todo o Brasil, com recursos de laboratório para determinação do DNA, além de tomografia computadorizada, ressonância magnética e outras conquistas da área biomédica, surge uma dúvida bisonha que poderia ser resolvida por uma criança qualquer com o uso de uma fita métrica."
Iran F. Machado (Campinas, SP)

Legendas
"Os políticos estão em polvorosa na busca de uma legenda que lhes dê abrigo para disputar cargos nas próximas eleições, notadamente a Presidência da República. Estão dispostos a fazer coligações com os mais diferentes partidos.
Não conseguem entender que os aliados para fazer frente ao ditador FHC são os aposentados, os pensionistas, os funcionários públicos, os bancários, os médicos, os professores, os militares, enfim, os trabalhadores que amargam três anos de arrocho salarial."
Fernando Pereira Viana (Fortaleza, CE)

Pelé x Zico
"Pelé agride Zico de forma grosseira ao afirmar que o ex-craque do Flamengo tem vergonha de assumir que a lei atual leva o seu nome. O maior jogador de futebol de todos os tempos deve estar passando por um momento difícil nos seus negócios particulares."
Juarez de Castro Machado (Recife, PE)

Lixo cultural
"Tanto nos custou a liberdade de expressão e agora temos de aturar uma avalanche de bobagens que dominam toda nossa cena musical e que apenas confirmam nossa condição de subdesenvolvidos, de primatas intelectuais. Precisamos mais do que nunca de contestação na MPB, inclusive contra o lixo cultural que está aí."
César Rosa Bispo dos Santos (Uberlândia, MG)

Ausências
"Contrariamente ao que apregoa o ministro Bresser Pereira, a verdadeira crise do Estado brasileiro se deve, basicamente, a uma crônica ausência de verdadeiros estadistas e homens públicos de qualidade nos poderes Executivo e Legislativo, respectivamente.
Carências essas que a prática irrestrita de doutrinas neoliberais somente pode fazer aumentar, posto que requerem, para a sua erradicação, um esforço de reconstrução institucional ou, mais que isso, uma revolução moral, coisas que o mercado não pode fazer."
José Maria Alves da Silva (Viçosa, MG)

Ações esquecidas
"É preocupante o fato de ministro do STJ, após permitir a realização do leilão da Vale do Rio Doce, não ter dado andamento às ações populares para que fosse decidido o seu mérito."
Paulo José Nogueira da Cunha (São Paulo, SP)

Aleluia
"Este aleluia é um desabafo de alívio e agradecimento ao todo-poderoso, com a boa notícia sobre a aposentadoria dos parlamentares."
Joel Paes Barreto (São Paulo, SP)

Texto Anterior: Todos na escola ou escola para todos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.