São Paulo, segunda-feira, 6 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Passeio guiado penetra em área fechada

DO "TRAVEL/THE NEW YORK TIMES"

O período cátaro da longa história da cidade faz parte dos passeios guiados pelas torres e muralhas de La Cité, que partem regularmente do portão do castelo Condal.
Esses passeios visitam áreas normalmente fechadas aos visitantes e ajudam a reviver toda a história de La Cité.
Um trenzinho com rodas de borracha e várias carruagens transportam turistas em visitas de 20 minutos a torres e fossos.
Outro monumento importante é a igreja de St.-Nazaire. Já havia uma igreja nesse local no século 6º, ainda que as ruínas mais antigas -uma nave românica- datem do século 12.
Com Carcassonne sob domínio francês a partir do século 13, a igreja foi reconstruída de acordo com o estilo gótico predominante no período.
As colunas estreitas em torno do abside e do transepto fazem a igreja parecer ainda mais alta do que é, enquanto suas rosáceas norte e sul, dos séculos 13 e 14 respectivamente, recebem a luz do levante e do poente.
Flanar pelas ruas sobreconstruídas oferece algumas surpresas. Um novo anfiteatro em estilo grego atrás de St.-Nazaire oferece um completo programa de música clássica e pop em julho, seguido de um show medieval em agosto.
Crianças e adolescentes
Ali perto, na Rue du Plô 3, o Musée de l'École é um pequeno museu instalado numa antiga escola primária que mostra como eram as salas de aula francesas de 70 ou 80 anos atrás -completas, com canetas-tinteiro e carteiras.
Crianças em férias, por outro lado, ficarão mais à vontade no museu do Cartum, na Rue du Grand Putis, que revela como são feitos esses desenhos.
A presença familiar dos personagens Disney parece ser duplamente justificada: alguns dizem que "La Cité" inspirou a locação do filme "A Bela Adormecida" (1959), de Walt Disney.
Os adolescentes podem preferir atravessar a rua para conhecer o museu dedicado aos castelos cátaros e aos instrumentos de tortura.
Pouco importa que, exceto pelo início do século 13, La Cité não tenha sido importunada pela Inquisição. Ambos são museus privados destinados ao turista de passagem.
Feira
O escritório de turismo de Carcassonne tenta empurrar os turistas para a cidade "moderna", mas talvez a única razão para ir a Ville-Basse seja visitar a feira que ocupa a Place Carnot às terças, quintas e sábados pela manhã.
Frutas, vegetais, queijos, carnes e uma imensa seleção de patês e terrinas lembram que, não importa o quanto reclamem da situação econômica, os franceses são mestres na arte de bem viver.

Texto Anterior: Escritor põe fim a capítulo de abandono
Próximo Texto: Importância de Giotto escapa sem abalos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.