São Paulo, terça-feira, 7 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rodízio sem multa altera pouco o trânsito

MARCOS PIVETTA e MARCELO OLIVEIRA

MARCOS PIVETTA; MARCELO OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

CET só mediu adesão em 6 pontos da cidade, mas diz que 49% dos carros respeitaram a 1ª manhã de restrição

A não-aplicação de multas no primeiro dia do rodízio municipal levou metade dos donos de carros proibidos de circular ontem a não obedecer à operação no período da manhã.
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a obediência espontânea na parte da manhã foi ontem de 49% entre os carros e de 34% entre os caminhões. A adesão da tarde de ontem somente será divulgada hoje.
Esse grau de obediência fez com que o trânsito de São Paulo vivesse ontem uma situação intermediária, sobretudo no período da tarde, onde se concentram os piores momentos de lentidão do dia.
Nos horários de pico, os congestionamentos ontem foram menores do que na segunda-feira passada, quando não houve nenhum rodízio, mas não tão pequenos quantos os proporcionados pelo rodízio estadual antipoluição.
O pico de congestionamento de ontem foi às 19h e chegou a 125 km -37 km a menos do que o pico da segunda-feira passada.
Na última segunda-feira em que houve o rodízio estadual -dia 22/09-, operação que foi mais abrangente do que o rodízio municipal, o pico de congestionamento foi de 70 km.
Entre as 18h30 e as 19h30, a reportagem da Folha presenciou congestionamentos nas regiões de Higienópolis (centro), Pacaembu, Pinheiros e Jardins, na região sudoeste da cidade.
O trânsito estava lento nas avenidas Arnolfo Azevedo, Pacaembu, Henrique Schaumann, Rebouças e Nove de Julho, e nas alamedas Campinas e Itú.
Chuva
Ontem estavam proibidos de circular pelo centro expandido da capital paulista nos horários de pico -entre as 7h e as 10h e entre as 17h e as 20h- os veículos com finais de placa 1 e 2. Hoje, a proibição se aplica para os finais 3 e 4.
Para o prefeito Celso Pitta (PPB), o índice de adesão no primeiro dia da operação foi bom. "Considerando que choveu, não houve cobrança de multa e o início do horário de verão, o resultado de 49% foi positivo", disse Pitta.
Em agosto de 95, quando o Estado implantou um rodízio antipoluição na capital também sem aplicação de multa, o índice de adesão foi de 45% no primeiro dia .
A CET acredita que a partir da próxima segunda-feira, quando começará a ser cobrada multa, a obediência ao rodízio municipal entre os carros chegue à casa dos 95% -índice médio de adesão durante o rodízio estadual.
Hoje, a CET começa a distribuir meio milhão de folhetos explicativos sobre a área de restrição abrangida pelo rodízio e os finais de placa proibidos.

Texto Anterior: Prefeitura de Salvador proíbe fumo nas escolas
Próximo Texto: Velocidade fica 20% maior
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.