São Paulo, quarta-feira, 8 de outubro de 1997
Próximo Texto | Índice

Guerra de nervos; O que interessa; Resistindo ao corte; Piada tucana; Sabe do que fala; Gol contra; Confusão em casa; Ficou sem sal; Jeitinho federal; Virando moda; Legalidade questionável; Alerta verde; Boas relações; Paranóia paulistana; Visita à Folha

Guerra de nervos
O Planalto cobra da ala governista do PMDB que force logo a decisão sobre aliança com FHC em 98. Ameaça fechar os acordos nos Estados rapidamente apenas entre PFL e PSDB. E deixar os candidatos peemedebistas sem o "bônus" de ser governo.

O que interessa
FHC sabe que jamais terá 100% do PMDB contra ou a favor dele em 98. O que interessa é o tempo de TV do partido. Se for feita a aliança com PFL e PSDB, o presidente ganha mais tempo e a oposição perde mais um palanque.

Resistindo ao corte
A Comissão de Orçamento define hoje as regras para a votação da proposta de 98. Para desespero de Kandir (Planejamento), a tendência da comissão é definir que a Saúde tenha mais R$ 1,3 bi, para repetir o Orçamento de 97.

Piada tucana
FHC está revendo seus conceitos sociológicos ao negociar o apoio do PMDB em 98. Em vez do materialismo dialético, está recorrendo ao materialismo franciscano, única teoria estudada com afinco por seus aliados.

Sabe do que fala
Serjão cutucou Sarney ontem, ao dizer que o governo elabora nova Lei de Geral de Radiodifusão: "Vamos mexer num vespeiro. Eu falei abelha, não marimbondo". Sarney, que deu concessões de rádio e TV, é autor de "Marimbondos de Fogo".

Gol contra
Geddel Lima indicou Marquinho "Bingo" Chedid para a comissão da Lei Pelé. Afinou após os pequenos partidos que formam bloco com o PMDB ameaçarem deixar o líder falando só.

Confusão em casa
A bancada federal do PT paranaense está em pé de guerra com o diretório regional, que topa Álvaro Dias (PSDB) como candidato ao Senado em 98 na chapa de Requião (PMDB) para o governo, com o PT na vice.

Ficou sem sal
O almoço de terça do tucanato perdeu a graça. Faltaram ontem líderes no Congresso, mas Serjão foi a ausência mais sentida.

Jeitinho federal
Serjão disse anteontem a Kandir: "Vamos resolver logo o assunto". Referia-se a acerto pelo qual Covas envia nova argumentação sobre o prejuízo com a Lei Kandir e FHC daria um jeito de pagar uma boa parte do R$ 1 bi reivindicado por São Paulo.

Virando moda
Empresários estão organizando cooperativas de trabalhadores para evitar direitos trabalhistas e sociais. Folheto da Nortecooper (CE) oferece o fim dos seguintes "pesadelos", entre outros: férias, aviso-prévio, 13º salário e fiscalizações do governo.

Legalidade questionável
A Nortecooper diz que, "absolutamente dentro da CLT", é possível que se "esqueça o 'malabarismo' da rotatividade de mão-de-obra imposta ao empresário pelos custo Brasil". E promete reduzir custos em até 40%.

Alerta verde
ONGs ambientalistas estão preocupadas com a substituição da cultura do cacau por café no sul da Bahia. Razão: a derrubada de Mata Atlântica está crescendo porque, ao contrário do cacau, o café não se dá bem à sombra.

Boas relações
O presidente do PSDB, Teotonio Vilela Filho, é o padrinho de Sérgio Moreira, que assume hoje a secretaria-executiva do Meio Ambiente. Ele ainda é amigo de Paulo Henrique, filho de FHC.

Paranóia paulistana
O vereador Jorge Taba (PDT) tem projeto que proíbe o uso de celular dentro das agências bancárias em São Paulo. Segundo ele, ladrões usam o telefone para orientar os assaltos a bancos.

Visita à Folha
O presidente da FHORESP (Federação de Hotéis, Restaurantes e Similares do Estado de São Paulo), Nelson de Abreu Pinto, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado do consultor de comunicação, Horácio Neves.

TIROTEIO
De Maria Cristina de Morais, presidente da Andes (Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior), sobre a farra dos aviões que os donos de faculdades particulares compraram com incentivos fiscais:
- Enquanto as universidades federais se desdobram para pagar até contas de luz, os donos de universidades particulares voam em céu de brigadeiro, enriquecendo à custa do contribuinte.

Próximo Texto: Perseguição feminina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.