São Paulo, quarta-feira, 8 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falha humana pode ser causa

MARCOS PIVETTA
DA REPORTAGEM LOCAL

A assessoria de imprensa da Volvo -empresa que produziu apenas o cavalo (cabine) do caminhão que provocou o acidente na Dutra- informou que a movimentação da caçamba só pode ser feita com a embreagem acionada e o veículo em ponto morto.
Com o caminhão parado e nessas condições, o motorista aperta então um botão no painel e, em seguida, aciona a alavanca que movimenta a caçamba.
Segundo a Volvo, que não fabrica nem instala caçambas em seus caminhões, a alavanca costuma ser instalada atrás da cabine, perto do chassi, ou dentro da cabine.
Para a empresa, a hipótese de o motorista ter acionado por descuido a caçamba já com o veículo em movimento é muito remota.
Restam, basicamente, de acordo com a Volvo, duas hipóteses -pode ter ocorrido um problema no sistema de acionamento da caçamba ou o motorista resolveu ou teve de trafegar pela Dutra com a carroceria levantada, procedimento proibido por lei.
Há cerca de 20 empresas que fabricam caçambas para caminhões no Brasil, informou a Volvo, que considera a maioria dessas empresas confiáveis.
Para a Volvo, é mais provável que o acidente tenha sido causado por falha humana, do motorista.
É quase impossível o motorista não ter percebido que a caçamba estava levantada, informou a assessoria de imprensa da Volvo.
Com a caçamba totalmente levantada, movimento que demora dois minutos para ser completado, o caminhão perde muita estabilidade e fica difícil guiá-lo.
A Volvo acredita que o motorista não deve ter rodado muito tempo com a caçamba levantada, pois a carroceria cede sozinha com o movimento do caminhão.
A Volvo informou que, até ontem, ignorava a ocorrência de acidentes em seus caminhões causados por problemas nas caçambas.
Segundo a NovaDutra, cerca de mil caminhões carregando areia passam diariamente pela estrada em direção ao Vale do Paraíba.

Texto Anterior: Motorista da carreta foge após acidente
Próximo Texto: Sobreviventes não sabem o que ocorreu
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.