São Paulo, quarta-feira, 8 de outubro de 1997 |
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Falha humana pode ser causa
MARCOS PIVETTA
Com o caminhão parado e nessas condições, o motorista aperta então um botão no painel e, em seguida, aciona a alavanca que movimenta a caçamba. Segundo a Volvo, que não fabrica nem instala caçambas em seus caminhões, a alavanca costuma ser instalada atrás da cabine, perto do chassi, ou dentro da cabine. Para a empresa, a hipótese de o motorista ter acionado por descuido a caçamba já com o veículo em movimento é muito remota. Restam, basicamente, de acordo com a Volvo, duas hipóteses -pode ter ocorrido um problema no sistema de acionamento da caçamba ou o motorista resolveu ou teve de trafegar pela Dutra com a carroceria levantada, procedimento proibido por lei. Há cerca de 20 empresas que fabricam caçambas para caminhões no Brasil, informou a Volvo, que considera a maioria dessas empresas confiáveis. Para a Volvo, é mais provável que o acidente tenha sido causado por falha humana, do motorista. É quase impossível o motorista não ter percebido que a caçamba estava levantada, informou a assessoria de imprensa da Volvo. Com a caçamba totalmente levantada, movimento que demora dois minutos para ser completado, o caminhão perde muita estabilidade e fica difícil guiá-lo. A Volvo acredita que o motorista não deve ter rodado muito tempo com a caçamba levantada, pois a carroceria cede sozinha com o movimento do caminhão. A Volvo informou que, até ontem, ignorava a ocorrência de acidentes em seus caminhões causados por problemas nas caçambas. Segundo a NovaDutra, cerca de mil caminhões carregando areia passam diariamente pela estrada em direção ao Vale do Paraíba. Texto Anterior: Motorista da carreta foge após acidente Próximo Texto: Sobreviventes não sabem o que ocorreu Índice |
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