São Paulo, quarta-feira, 8 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leo foi ilustrador contundente

BARBARA GANCIA
COLUNISTA DA FOLHA

Leonilson bateu uma bola legal comigo durante os primórdios da coluna "Talk of the Town", assinada por mim e ilustrada por ele. Formávamos um ataque quase tão afinado quanto a dupla Ronaldinho e Romário.
Meu amigo José Leonilson não se atinha apenas à tarefa de "ornamentar" a coluna. Fazia questão de dar seu recado, sempre contundente, sobre qualquer assunto que eu abordasse.
Quando a Folha me incumbiu da tarefa de escrever a "Talk of the Town", uma coluna sacudida, em que eu fazia uma crônica de costumes com sotaque bem paulistano, saí à cata de um ilustrador.
Leo foi o primeiro nome que me veio à cabeça. Mesmo porque, naquele tempo, era o único artista plástico que eu conhecia com alguma intimidade.
Conhecemo-nos por acaso, no restaurante judaico Z-Deli, onde ele almoçava. Trocamos poucas palavras, e, no dia seguinte, sem mais nem menos, ele me enviou o desenho de um piano, que hoje habita a parede do meu escritório.
Quando pensei em Leonilson para ilustrar a coluna, ele já tinha galgado os degraus da fama. Era um dos expoentes da hoje prestigiosa Geração 80, e eu não tinha certeza de que ele toparia fazer ilustrações encomendadas, muito menos para uma colunista trelelé, como esta que vos escreve.
Fui, pisando em ovos, até a galeria de Luisa Strina, marchande do artista à época, sondar as minhas possiblidades.
Apenas depois de obter todas as garantias de que o arretado amigo, famoso por ser um osso de tiranossauro duro de roer, não iria pular rosnando na minha jugular, convidei Leonilson para ser meu ilustrador.
E só tive de esperar pela publicação de duas ou três colunas para me dar conta de que tinha acertado na mosca. Valeu, Leo!

Texto Anterior: Desenhos de Leonilson lançam nova editora de livros de arte
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.