São Paulo, quarta-feira, 8 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Família se dedicou à mineração

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

O editor Charles Cosac, 33 anos, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, mas viveu na cidade serrana de Petrópolis até os 16 anos, quando se transferiu para a Inglaterra, onde se formou em matemática e administração. Viveu a seguir três anos nos EUA e um na Rússia.
Ninguém de sua família pertence ao meio editorial ou de artes plásticas. Os dois lados, materno e paterno, vieram da Síria, como imigrantes, e se dedicaram no Brasil ao ramo de mineração. O pai trabalhou com mineração de quartzo, para fins ópticos e aeronáuticos. A mãe, com minérios de ferro, manganês e bauxita.
O primeiro contato de Cosac com editoração de arte se deu em 1994, quando editou um livro sobre a obra do artista Siron Franco, a quem é muito ligado ainda hoje.
O artista goiano terá, por exemplo, um novo livro pela Cosac & Naify e uma retrospectiva organizada pelo editor, prevista para janeiro no Centro Cultural Banco do Brasil (Rio) e depois na Pinacoteca (São Paulo). Cosac tem ainda, entre suas preferências, Daniel Senise, Tunga, Vik Muniz, Edgard de Souza e Keila Alaver, de quem adquiriu peças recentemente.
(CF)

Texto Anterior: Editor cria museu na Inglaterra
Próximo Texto: Tradução e projeto gráfico preocupam
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.