São Paulo, quinta-feira, 9 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partido causou surpresa em 94

IGOR GIELOW
DA REPORTAGEM LOCAL

O Prona surgiu em 26 de junho de 1989, tornando-se fenômeno eleitoral. Poucos se esquecem da figura nervosa de seu fundador, o cardiologista Enéas Carneiro, gritando "Meu nome é Enéas!" nos 17 segundos reservados a ele no horário eleitoral gratuito da corrida presidencial de 89.
Conseguiu 360 mil votos. Em 1994, com 89 segundos no horário eleitoral, Enéas obteve 4,6 milhões de votos e acabou a eleição vencida por Fernando Henrique Cardoso em terceiro lugar -fazendo antigos campeões de voto como Leonel Brizola (PDT) e Orestes Quércia (PMDB) amargar a lanterna.
Enéas e seu Prona sempre provocaram polêmica por suas posições nacionalistas radicais.
Sem efeito eleitoral imediato, Enéas sofreu o maior dano à sua auto-imagem de "líder moral" às vésperas da eleição de 1994.
Descobriu-se que Enéas pagou, durante nove anos, para outros médicos darem plantão em seu lugar no Hospital da Lagoa (Rio).
Ele também foi alvo de sindicância por suposto excesso de faltas no carioca Hospital do Câncer. Sempre negou as irregularidades.
(IG)

Texto Anterior: Saiba como foi a gravação
Próximo Texto: FRASES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.