São Paulo, quinta-feira, 9 de outubro de 1997
Texto Anterior | Índice

Comercial da Folha ganha Grand Prix da ABP

DA REPORTAGEM LOCAL

O anúncio "Explicação", mais conhecido como "Presidentes", criado pela agência W/Brasil para a Folha, recebeu ontem mais um prêmio: o Grand Prix de filme no 19º Festival Brasileiro de Propaganda, promovido no Rio pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP), em que foram feitas mais de 2 mil inscrições.
O filme já havia recebido um Leão de prata, em junho, no festival internacional de publicidade de Cannes, na França, o mais importante do mundo, e um prêmio de ouro no Festival Ibero-Americano de Publicidade, realizado, em abril, em Buenos Aires, na Argentina.
"O melhor comercial feito no Brasil neste último ano ganhou o Grand Prix. Deu a lógica", comentou Washington Olivetto, presidente da W/Brasil.
O anúncio, que começou a ser veiculado em janeiro último, relata a história recente do Brasil, com referências jocosas aos últimos presidentes da República, de Getúlio Vargas a Fernando Henrique Cardoso. O comercial faz parte de uma série de quatro campanhas encomendadas pela Folha para comemorar os 75 anos de sua existência.
"A idéia que resultou no filme é bastante simples: o que fazem os jornais? Contam a história dos países. Só que, no caso do Brasil, o enredo parece de novela", explicou Alexandre Machado, principal responsável pela criação do anúncio. Ele disse que, quando o anúncio é apresentado em outros países, muitos duvidam de que todos os fatos relatados tenham realmente ocorrido.
Além disso, na opinião de Machado, o filme "vai além de posicionar o jornal no mercado. À semelhança de outras campanhas feitas para a Folha, como o anúncio 'Hitler', esse filme sobre os presidentes reflete o momento que o país atravessa".
Newton Bento, diretor de arte da W/Brasil, lembrou, por sua vez, que "não houve nada de mirabolante na produção do filme, que é quase um documentário feito a partir do acervo de fotos da própria Folha".
Além do anúncio premiado, o jornal já veiculou outras duas campanhas institucionais neste ano, feitas pelas agências Almap/BBDO e F/Nazca Saatchi & Saatchi.
No festival da ABP, o prêmio especial de agência de propaganda foi concedido para a Young & Rubicam. O Grand Prix de mídia impressa foi para o anúncio "Limpador de pára-brisas", criado pela Fischer, Justus para o colírio Lerin. A série "A gente só pensa em futebol", da Y & R para a Umbro, ganhou o Grand Prix de campanha impressa.
A agência Dez Propaganda, de Porto Alegre (RS), ganhou dois Grand Prix, um por "Celular", campanha para o rádio feita por encomenda da Super Pizza, e outro por "Difícil mesmo é a vida", para o Universitário, veiculado na televisão.

Texto Anterior: Empresa tem 89 áreas para parcerias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.