São Paulo, quinta-feira, 9 de outubro de 1997
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Mitsubishi deve produzir 2º carro em 99

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Mitsubishi deve produzir a partir do final de 99 o segundo carro da marca no Brasil.
"Existem dois modelos em estudo", disse Eduardo Souza Ramos, presidente da MMC Automotores do Brasil, importador oficial da fábrica. A decisão será tomada nos próximos meses.
A afirmação foi feita ontem no estande da empresa no Brasil Motor Show, salão de automóveis que começa amanhã em São Paulo.
O novo carro vai ser montado na fábrica que está sendo construída na cidade de Catalão, em Goiás. A unidade será inaugurada em junho de 98, com produção inicial de 4.000 picapes L200 por ano.
"O plano diretor da fábrica de Catalão permite ampliar a produção para até 100 mil veículos por ano", explica Souza Ramos.
Os serviços de terraplenagem estão em fase final. As obras civis devem ficar prontas em 30 de janeiro. Em fevereiro começa a instalação dos equipamentos.
O investimento previsto na primeira fase do projeto -US$ 35 milhões- está sendo feito pelo importador brasileiro. A montadora japonesa entra com o projeto e a transferência de tecnologia.
A picape L200 terá produção inicial de 200 unidades/mês e atinge 350 unidades/mês em dezembro de 97. Os principais componentes -motor e transmissão- vêm do Japão. O veículo vai contar com 67 fornecedores brasileiros, mas o índice de nacionalização não ultrapassa 50% no primeiro ano.
O maior fornecedor nacional é a Usiminas/Brasinca, de Pouso Alegre (MG). Vai construir e pintar a cabine da L200.
A Mitsubishi brasileira, que ontem anunciou redução de preços de até 7% em seus carros, não aderiu ao regime automotivo e não tem direito aos incentivos fiscais oferecidos pelo governo a outras montadoras.
É que o contrato firmado com a matriz permite a venda da L200 apenas no mercado interno. "Não vamos exportar", diz Ramos.
Em 98, a Mitsubishi pretende vender 10.500 carros no Brasil. A picape L200 deve ser responsável por cerca de 30% do total, mas a maior parte ainda virá do Japão. Atualmente custa R$ 32.900.
Diversidade
O Brasil Motor Show deve receber 250 mil visitantes até dia 19, de acordo com os promotores. Terá 350 veículos de 35 diferentes marcas em exposição. "A característica deste salão é o grande leque de produtos em exibição", diz Daniel Buteler, presidente da Abeiva, associação dos importadores.
Ele destaca três atrações: o Porsche 911, que estará à venda no país por cerca de US$ 220 mil, a Ferrari F50, carro que vale US$ 1,4 milhão, e o Audi A6, que chega ao mercado brasileiro por US$ 95 mil.

3º SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL - BRASIL MOTOR SHOW 97 - Exposição de mais de 350 automóveis de 35 marcas. A partir de amanhã, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, tel. (011) 6971-5000. Até dia 19, das 14h às 22h. Ingresso: R$ 10 (adultos).

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