São Paulo, quinta-feira, 9 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-pescador é destaque no América-RN

PAULO FRANCISCO
FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM NATAL

O zagueiro Gito, do América-RN, tornou-se o principal destaque da equipe, que vem fazendo, neste ano, a sua melhor campanha em um Campeonato Brasileiro.
O time ocupa a nona colocação na tabela de classificação, com 27 pontos. A melhor posição do América até então tinha sido um 17º lugar ao final do Brasileiro de 1977.
Luiz Antônio Gomes da Silva, o Gito, 28, apesar de ser jogador de defesa, é o artilheiro do time potiguar, com sete gols marcados.
Ele e o meia Lima, do Bahia, com oito gols, se tornaram os melhores cobradores de falta do torneio.
Gito afirma que sempre teve intimidade com as redes. Nascido na praia de Muriú (50 km ao norte de Natal), foi pescador até os 20 anos, ao lado do pai. Nas horas vagas, costumava disputar jogos de futebol com os amigos na praia.
"Acho que deixei de lado aquela intimidade que tinha com a rede na beira do mar e, agora, peguei intimidade com a bola dentro de campo", diz Gito.
Ele conta que nunca pensou em ser jogador. Em 1988, disputando uma partida pela seleção do município de Ceará-Mirim, ao qual pertence a praia de Muriú, Gito chamou a atenção de olheiros do América-RN.
Depois de se profissionalizar, o zagueiro jogou no ABC -rival do América em Natal-, no Sport de Recife (PE) e no Sergipe.
No ano passado, participou da disputa da Série B do campeonato, na qual o time foi vice-campeão e passou para a Série A.
Faltas
Dono de um chute forte de perna esquerda, o zagueiro tem se destacado em cobranças de faltas da intermediária do campo.
No jogo contra o Corinthians, no sábado passado, quando o América-RN estava prestes a perder a invencibilidade em casa, Gito empatou, aos 43min do segundo tempo.
Após seu forte chute, a bola ainda bateu em um dos jogadores corintianos e acabou enganando o goleiro Ronaldo.
Sua atuação contra o Corinthians, porém, custou-lhe o terceiro cartão amarelo -Gito fica fora do confronto com o Internacional, neste domingo, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Suas boas atuações já chamaram a atenção de grandes clubes. O Grêmio já manifestou interesse em ter Gito em 1998.
"É um importante estímulo para mim a informação da diretoria do América-RN de que há clubes interessados no meu passe", afirmou Gito.
Até marcar vários gols salvadores do América-RN neste campeonato, o zagueiro recebia R$ 2.000 mensais. Com a boa campanha do time do Rio Grande do Norte, seu salário agora dobrou.

Texto Anterior: Contusões, seleção e má forma de reforços confundem Dario
Próximo Texto: Gito treina cobranças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.