São Paulo, quinta-feira, 9 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cansaço derruba Kuerten na Áustria

IRINEU MACHADO
ENVIADO ESPECIAL A VIENA

O cansaço, aliado aos saques certeiros e às boas defesas do adversário, o tcheco Bohdan Ulihrach, tirou Gustavo Kuerten do Torneio de Viena, na Áustria. Kuerten perdeu ontem, na segunda rodada, por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/4.
Embora não tenha reclamado do cansaço, esse fator foi apontado por seu técnico e pelo rival como explicação para o resultado.
O tenista teve um intervalo de pouco mais de 17 horas entre o estressante jogo de anteontem, no qual derrotou o espanhol Albert Costa em três difíceis sets, e a partida de ontem, a primeira do dia.
"Se viesse de uma sequência de três torneios, estaria com mais ritmo de jogo e poderia me movimentar melhor", disse Kuerten.
"O tempo entre os dois jogos foi muito curto. Ele ficou cansado", disse o treinador de Kuerten, Larri Passos. "Ele parecia cansado, mas estava muito confiante", disse Ulihrach depois da partida.
Kuerten, abatido por causa da derrota, elogiou o tcheco. "Eu fui melhor que ontem (anteontem) no saque, mas ele os devolveu bem."
O catarinense começou tranquilo e errando menos que no jogo contra Costa. Mas, aos poucos, Ulihrach foi se impondo e explorando a falta de ritmo de Kuerten com bolas nos cantos da quadra.
As boas defesas de Ulihrach se mostraram em números. Respondeu bem 28 de 50 saques de Kuerten nos dois sets. Além disso, fez 27 aces, os pontos diretos de saques.
O brasileiro não errou tantos saques como no seu jogo anterior. O aproveitamento de saques de Kuerten foi de 60%, segundo Larri Passos. Ele marcou ontem 12 pontos com saques indefensáveis e outros 11 pontos em saques mal defendidos por Ulihrach.
Kuerten, a exemplo de anteontem, fez tratamento com gelo no tornozelo depois do jogo. "Para garantir que o problema da torção não vai voltar", disse. Esse problema o eliminou em um torneio na Alemanha há duas semanas.
Kuerten treinou ontem em Viena, três horas depois do fim do jogo, para sua estréia hoje no torneio de duplas, jogando com o tenista argentino Pablo Albano. Eles enfrentam a dupla David Adams e Andrei Olhovskiy.
Na segunda-feira, Kuerten inicia a sua participação em um torneio de exibição em Hong Kong.

Texto Anterior: Vôlei de praia dá mais de US$ 4 mi em 1998; Motores Mercedes na Indy têm novo sistema
Próximo Texto: Tenista se acostuma com piso de carpete
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.