São Paulo, quinta-feira, 9 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atores ingleses levam cinema ao palco

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Dois atores se encontram, embarcam em um submarino e convidam o público a iniciar uma viagem a um mundo maravilhoso, escondido a milhares de metros abaixo d'água. Ali haverá dinossauros, templos, florestas, esqueletos, deusas, titãs e muitas cenas de ação e de suspense.
No palco, as referências são filmes como "Parque dos Dinossauros", a série "Indiana Jones" e muitos outros.
Todo esse mundo inusitado e seus personagens são interpretados por apenas dois atores em cena, Gavin Robertson e Andy Taylor, com recursos que vão da mímica a efeitos especiais com a voz, ou o chamado teatro físico.
"Fazemos uma comédia pastiche", afirmou Robertson em entrevista por telefone de Curitiba (PR), onde a dupla se apresentou anteontem.
"Viagem Fantástica" é ágil, tem cortes como nas cenas de filmes de ação. "Fazemos tudo com mímica, com movimento, e com sons. Não há cenário, apenas luz que sugere diferentes ambientes", disse o ator. Há também diálogo, mas a platéia, mesmo a infantil, pode entender, apesar das referências que o espetáculo faz ao cinema.
"É uma peça para adultos que as crianças entendem porque também aborda o universo delas da fantasia, da brincadeira do fazer de conta", disse Robertson.
"Viagem Fantástica" é definida por Robertson como um filme de desenho animado no teatro. "O cinema é uma linguagem universal que lida com o tempo. Entendemos um 'flashback', percebemos a dramaticidade de uma cena por sua rapidez e a tensão causada por uma cena longa. São esses tempos e cortes que usamos na peça", disse.
(DR)

Peça: Viagem Fantástica
Direção: Robert Thirtle
Elenco: Gavin Robertson e Andy Taylor
Quando: hoje e amanhã, às 20h30
Onde: teatro Cultura Inglesa (r. Dep. Lacerda Franco, 333, Pinheiros, tel. 011/3039-0553)
Quanto: R$ 10

Texto Anterior: Programação em São Paulo
Próximo Texto: Exposição revela o melhor da natureza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.