São Paulo, sexta-feira, 10 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campinas desmonta parte de sua 'rótula'

RICARDO ALÉCIO
DA FOLHA CAMPINAS

A Prefeitura de Campinas (99 km a noroeste de São Paulo) inicia no próximo domingo a segunda alteração em pouco mais de um ano no sentido de direção das principais ruas do bairro Cambuí -próximo ao centro da cidade- para tentar melhorar o fluxo do trânsito na região central.
Com isso, a Setransp (Secretaria dos Transportes), responsável pelo gerenciamento do trânsito local, quer descongestionar o tráfego na rua Coronel Quirino e na avenida Júlio de Mesquita.
Segundo a Setransp, nessa região circulam, em média, 37 mil veículos por dia.
Rótula
As alterações -que também devem desafogar as principais avenidas da cidade- desmontam parte do Projeto Rótula, implantado em julho de 96.
O Rótula é formado por um quadrilátero de avenidas -Senador Saraiva, Moraes Sales, Anchieta e Orosimbo Maia- por onde os veículos circundam o centro da cidade em sentido único anti-horário.
As avenidas Barão de Itapura, Júlio de Mesquita, Aquidabã, Andrade Neves e as ruas Benjamin Constant e Coronel Quirino formam o anel da contra-rótula, para a circulação de carros no sentido inverso.
Segundo a prefeitura, a frota circulante da cidade é de cerca de 400 mil veículos, entre carros, ônibus e caminhões.
A população de Campinas, segundo o IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é de 987 mil pessoas.
Sentido invertido
Em julho de 96, as ruas Coronel Quirino, Maria Monteiro, Emílio Ribas e Antonio Lapa, no Cambuí, tiveram o sentido de mão invertido para atender à implantação do Rótula.
A Setransp, porém, constatou que as alterações provocaram problemas no fluxo de veículos no bairro e, no domingo, devolve às ruas alteradas o sentido original.
A decisão da Setransp também foi motivada por protestos da Associação de Moradores e Comerciantes do Cambuí, que não aprovaram as mudanças provocadas pela implantação do Rótula.
"O bairro perdeu pelo menos 200 comerciantes, que se sentiram prejudicados com as alterações no trânsito", disse José Renato Fernandes, vice-presidente da associação.
A avenida Francisco Glicério, uma das mais movimentadas da região central da cidade, também apresenta problemas de fluxo de trânsito.
Nos horários de pico -6h, 12h e 18h-, a avenida apresenta trânsito lento. Um dos objetivos do Rótula também era diminuir o fluxo de carros no local.

Texto Anterior: Alunos terão uniforme com logomarcas
Próximo Texto: Cidade 'imita' Curitiba para prevenir caos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.