São Paulo, sexta-feira, 10 de outubro de 1997 |
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Toyota vai investir US$ 1 bilhão até 2005
ARTHUR PEREIRA FILHO
A previsão é de Tokuji Nagaoka, diretor-presidente da Toyota do Brasil. Elevar a produção da filial brasileira faz parte da estratégia da montadora de obter 10% de participação nos principais mercados em que a marca está presente. A afirmação foi feita durante entrevista no estande da Toyota no Brasil Motor Show 97, salão do automóvel que será aberto ao público hoje em São Paulo. A maior atração da Toyota na mostra é o Corolla, carro médio que será produzido a partir de agosto do ano que vem, na nova fábrica da montadora em Indaiatuba (SP). Antes do prazo "Vamos conseguir antecipar o início de produção do Corolla brasileiro em quatro meses", disse Koichiro Noguchi, diretor da Toyota Motor Corporation. Nessa primeira fase, a Toyota vai investir US$ 150 milhões para produzir 15 mil carros por ano. O Corolla terá inicialmente 19 fornecedores nacionais de componentes e índice de nacionalização (volume de peças nacionais usadas na montagem do carro) de 45%, segundo Jitsuro Ito, diretor-superintendente da Toyota do Brasil, encarregado da construção da fábrica. Até 2000 esse índice deve subir para 60%. Motor, transmissão, suspensão e peças estampadas (portas, teto, capô etc.) serão importados do Japão. "Estamos nacionalizando apenas componentes que não afetam a segurança e o desempenho do carro", explica Ito. O preço do modelo brasileiro ainda não foi definido. "Será consideravelmente mais barato que o produto importado", garante Noguchi. O Corolla importado do Japão custa hoje cerca de US$ 30 mil. A montadora japonesa não aderiu ao regime automotivo brasileiro, que oferece incentivos às empresas que decidem produzir no país. Em compensação, a Toyota não é obrigada a exportar parte da produção. Produto de exportação Apesar disso, a empresa decidiu que vai exportar o Corolla para a Argentina a partir de 99. O carro deverá ser vendido também para países fora do Mercosul a partir do ano 2000, explica Noguchi. Para atingir a meta de 200 mil unidades produzidas em 2005, a Toyota vai produzir outros carros no Brasil, além do Corolla. Noguchi confirmou que a empresa estuda a produção no Brasil de um novo modelo mundial. O segundo carro fabricado pela Toyota no país deverá ser a versão "popular" de um carro compacto que a marca começa a produzir no Japão em 99. O mesmo modelo, que ainda não tem nome definido, deverá ser montado também na Índia, China e alguns países europeus. Texto Anterior: Motta anuncia redução do preço do telefone Próximo Texto: Exportações da Volks crescem 60% em 98 Índice |
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