São Paulo, sexta-feira, 10 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Hurricane', 45.472

EDUARDO OHATA

"Disparos de pistola são ouvidos no bar/Patty Valentine (...) vê o garçom em uma poça de sangue/E grita 'Deus, eles mataram todos'/Esta é a história do 'Hurricane' (Furacão)/O homem que as autoridades culparam/Por algo que não fez/Condenado à prisão em um momento/Em que poderia ter sido campeão do mundo..."
"Hurricane", música composta por Bob Dylan em 1975, reconstitui a história de Rubin "Hurricane" Carter. Foi a forma encontrada pelo cantor para protestar contra a injustiça cometida contra o lutador. Número um no ranking dos médios, logo desafiaria o campeão.
Até que, em junho de 1966, foi acusado de triplo homicídio. Embora a defesa tenha provado que ele estava a quilômetros do local na hora do crime, foi condenado à prisão.
As circunstâncias da condenação de "Hurricane" -dois criminosos encontrados próximos ao local do crime foram arrolados como testemunhas- mobilizaram várias celebridades, entre elas Muhammad Ali, Burt Reynolds e o então prefeito de Nova York, Ed Koch, que deram seu apoio ao pugilista.
De nada adiantou. Rubin ficou preso durante 20 anos, durante os quais perdeu a visão de um dos olhos, até sua inocência ser reconhecida, em 1994.
"Na prisão, não segui suas regras. Não tiraram nada de mim, não fazia a barba, não conversava com ninguém, não confessei algo que não fiz. Não me dobraram."
Em cerimônia em sua homenagem, após deixar a prisão, recebeu um cinturão de campeão do mundo honorário. "Ao ser preso, passei de número um (no ranking) para número 45.472 (de prisioneiro). Agora, voltei a ser número um."
"Esta é a história de 'Hurricane'/Mas não estará terminada/Até que limpem seu nome/E recuperem o tempo/Que passou injustamente na prisão/Em um momento em que poderia ter sido/Campeão do mundo..."

Texto Anterior: Anteontem
Próximo Texto: Palha; Pesado 1; Pesado 2
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.