São Paulo, sábado, 11 de outubro de 1997
Próximo Texto | Índice

Inflação é zero apesar da entressafra

MAURICIO ESPOSITO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os preços em São Paulo permaneceram estáveis na primeira semana de outubro, apesar da expectativa de alta em razão da entressafra dos alimentos.
A variação dos preços na primeira quadrissemana de outubro foi zero, de acordo com o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
"A previsão era que o índice continuaria sua trajetória de recuperação após a deflação (queda nos preços) de agosto e parte de setembro", disse o coordenador do IPC da Fipe, Heron do Carmo.
Os preços dos alimentos pesquisados pela Fipe registraram alta de apenas 0,01% na primeira quadrissemana de outubro.
Segundo o economista, os efeitos da entressafra sobre os preços, que normalmente são sentidos em outubro, foram amenizados principalmente pelo comportamento dos produtos "in natura" e pela alimentação fora do domicílio.
A pesquisa da Fipe divulgada ontem revelou que os preços dos produtos "in natura" no comércio varejista caíram 0,42%.
Os produtos agrícolas no atacado, segundo a FGV, subiram 2,39% em setembro, mas o varejo não fez o repasse da alta.
O item vestuário também contribuiu para a estabilidade de preços. "A nova moda de verão está entrando com preços em baixa", afirmou o economista. O item vestuário registrou queda de 2,05% na primeira quadrissemana do mês.

LEIA MAIS sobre inflação na pág. 2-7

Próximo Texto: Quartel-general; Nuvens cinzas; Quadro enxuto; Na prancheta; Moeda asiática; Petrodólares; Em expansão; Na liderança; Fluxo maior; Pipoca no ar; Pé no acelerador; Meta superada; Dinheiro externo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.