São Paulo, sábado, 11 de outubro de 1997
Texto Anterior | Índice

A cor de casca e o sabor variam

DO NP

A dona-de-casa provavelmente não sabe quando está usando alho chinês ou nacional. Mas não é difícil descobrir. O alho chinês é mais graúdo, geralmente tem a casca branca e o sabor é mais suave.
O brasileiro geralmente tem a casca roxa, é mais miúdo e o gosto é mais forte. O produto do Mercosul é semelhante ao nacional. Como a maioria da produção se concentra no sul do Brasil, as condições climáticas são parecidas com as da Argentina.
No primeiro semestre, o consumidor encontra mais o produto do Mercosul. Já no segundo semestre, há predominância do alho chinês.
O nacional também se divide durante o ano. No primeiro semestre, há mais alho do sul do país. No segundo, a maioria do alho vem de Goiás, Mato Grosso e Minas.
As associações de produtores de alho do Brasil têm dificuldade em definir as preferência do consumidor em relação ao produto.
Mas as pesquisas já apontaram que a casca roxa é mais apreciada que a branca. Por outro lado, as donas-de-casa tendem a escolher o alho mais graúdo pela facilidade em cortá-lo.
Algumas espécies, como o espanhol, reúne a duas qualidades: são graúdos e têm a casca roxa.

Texto Anterior: Destino do produto preocupa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.