São Paulo, sábado, 11 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Séries espirituais conquistam TV dos EUA

DA REPORTAGEM LOCAL

O horário nobre da TV norte-americana "acordou" para os temas religiosos e espirituais. Com o sucesso da série "Touched by an Angel" na última temporada, a safra 97-98, lançada em setembro, traz pelo menos oito programas ligados ao assunto.
"Touched by an Angel", da rede CBS, ficou em sétimo lugar no ranking dos 30 programas mais assistidos nos Estados Unidos no período de maio a agosto -segundo o Instituto Nielsen Media Research.
Os protagonistas da série, estrelada por Della Reese, Roma Downey e John Dye, são anjos que visitam pessoas com problemas, levando a palavra de Deus. O programa já foi, inclusive, exibido na Rede Globo com o título "Caiu do Céu" -estando temporariamente suspenso da grade da emissora.
No rastro desse seriado chegam aos EUA "Good News", com um pastor como personagem principal, "Teen Angel", sobre um anjo adolescente que cuida de seus amigos na Terra, "The Visitor", com argumento que mistura religião e ficção científica, e "Nothing Sacred", em que o protagonista é um padre de comportamento pouco ortodoxo.
A lista dos oito programas com temas religiosos segue com o retorno das séries "7th Heaven", um melodrama sobre a família de um guia espiritual, "Soul Man", protagonizada por Dan Aykroyd, e "Promised Land", que também explora o universo angélico.
O mais polêmico dos programas é mesmo "Nothing Sacred", exibido na ABC. Logo no primeiro episódio, o protagonista sugere que uma mulher grávida considere o aborto, coloca em dúvida sua crença em Deus e quase transa com uma ex-namorada, que é casada. Por esses e outros aspectos do personagem, interpretado pelo ator Kevin Anderson, um grupo de católicos prometeu boicotar a rede ABC.
O interesse das emissoras por temas religiosos é, em parte, resultado de uma pesquisa realizada em março nos EUA. O levantamento detectou que 61% dos entrevistados gostariam de ver mais programas que abordam o assunto no horário nobre.
E a TV americana promete mais programas do gênero no ano que vem. A Universal Television está desenvolvendo um projeto de sitcom com o cantor gospel Kirk Franklin, e a CBS pretende apresentar a minissérie "Celestine Prophecy". Produtores americanos acreditam que a onda religiosa na TV é resultado da aproximação da virada do milênio -quando as pessoas passam a ter medo da morte e procuram respostas no plano espiritual.

O colunista José Simão está em férias.

Texto Anterior: Ingressos começam a ser vendidos
Próximo Texto: A sombra de Glauber Rocha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.