São Paulo, sábado, 11 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisadores recebem Ig Nobel de 1997

RICARDO BONALUME NETO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O prêmio mais temido pelos cientistas de todo o mundo, o Ig Nobel, foi concedido anteontem, no Teatro Sanders, da Universidade Harvard, em Cambridge, Massachusetts (EUA), nas suas dez modalidades para 1997.
O Ig Nobel de Meteorologia foi concedido a Bernard Vonnegut, da Universidade Estadual de Albany, Nova York, morto recentemente. Ele foi autor de um estudo sobre galinhas depenadas como medida da velocidade de vento dos tornados (veja quadro ao lado).
Os criadores do "bicho virtual" Tamagotchi ganharam o Ig Nobel de Economia
A citação que justifica o prêmio para Akihiro Yokoi, da empresa Wiz, de Chiba, Japão, e Aki Maita, da empresa Bandai, de Tóquio, fala que eles o mereceram por terem "desviado milhões de horas de trabalho para o cuidado de bichinhos virtuais".
O Prêmio Ig Nobel, um trocadilho com a palavra "ignóbil", é entregue a pesquisas "que não podem ou não devem ser reproduzidas". O prêmio é uma iniciativa de Marc Abrahams, editor do "The Annals of Improbable Research" (Anais da Pesquisa Improvável), e de pesquisadores de Harvard e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).
Muitos dos ganhadores tiveram de fato seus trabalhos publicados em revistas científicas. Outros premiados são pessoas ou instituições que contribuíram de forma significativa ao festival de besteiras que assola o planeta.
O Ig Nobel costuma ser entregue na mesma época que o Prêmio Nobel. Concedido pela primeira vez em 1991, a cada ano sua cerimônia de entrega ganha novos refinamentos. Este ano, participaram os ganhadores do Nobel Dudley Herschbach, William Lipscomb, Richard Roberts e Robert Wilson. Moldes de gesso dos pés esquerdos de Lipscomb, Herschbach e de outro nobelista, Walter Gilbert, foram leiloados em benefício de programas de ciência de escolas públicas da região.
Ao contrário de premiações anteriores, os ganhadores de 97 não apresentaram temas sexuais. O Ig Nobel de Medicina de 1993 foi dado a médicos que explicaram como proceder nos casos em que um pênis fica preso em um zíper.
O médico Cecil Jacobson ganhou o de Biologia em 1992 pelo seu "método de controle de qualidade do sêmen na inseminação artificial" -ele só inseminava mulheres com o próprio sêmen. O elogio ia ainda mais longe: ele conseguiu o feito "com uma mão só".
O órgão sexual masculino do ser humano e de outros animais foi imortalizado com o prêmio de Arte de 1992: o artista Jim Knowlton fez o pôster "os pênis do reino animal".

Texto Anterior: Cientista fala de descoberta em Júpiter
Próximo Texto: Os "premiados"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.