São Paulo, domingo, 12 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peru pode regressar hoje ao Mundial após 16 anos

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Se vencer hoje o Chile, em Santiago, mais que conseguir uma vaga na Copa de 98, o Peru vai confirmar definitivamente o renascimento de seu futebol.
O país não disputa um Mundial desde 82. Na ocasião, a equipe peruana terminou a Copa da Espanha na vigésima posição. Essa mesma equipe chegou no ano seguinte às semifinais da Copa América. Mas, de 84 para cá, o futebol do Peru obteve fracos resultados.
O auge peruano aconteceu nos anos 70, com o título da Copa América de 79 e as participações nas Copas de 70 e 78. Atletas como Cubillas, Quiroga e La Rosa eram internacionalmente conhecidos.
Neste ano, o Peru voltou a ser destaque no futebol. O Sporting Cristal chegou à final da Taça Libertadores da América. Com um time de garotos, a seleção conseguiu ir às semifinais da Copa América, eliminando a Argentina.
O craque peruano da atualidade, o meia Palacios, atraiu a atenção do Cruzeiro e foi contratado por empréstimo pelo clube mineiro.
Decisão
Argentina, Colômbia e Paraguai já estão garantidos na Copa da França. Só resta uma vaga para os demais países sul-americanos.
Três pontos à frente do Chile, principal concorrente ao Mundial, o Peru vive clima de otimismo. Uma campanha no país arrecadou mais de US$ 200 mil, quantia que será repassada aos jogadores em caso de classificação para a Copa.
No embarque para Santiago, o próprio presidente Alberto Fujimori foi se despedir da seleção dirigida por Juan Oblitas.
Junto com a delegação, viajaram personagens de destaque do país, como o ex-jogador Cubillas e Keiko Fujimori, filha do presidente.
Cerca de 5.000 peruanos devem apoiar sua seleção em Santiago.
Para aumentar o otimismo peruano, Zamorano, principal atacante chileno, desfalca seu time, pois está contundido.
O atacante da Internazionale, porém, irá comparecer ao jogo para torcer por seus companheiros. Zamorano ficará sentado no banco de reservas. Salas e Núñez vão compor o ataque chileno, o mais positivo das eliminatórias sul-americanas -marcou 25 vezes.
Ontem, no estádio do Colo Colo, aconteceria amistoso entre parlamentares peruanos e chilenos.
Milagre
Equador e Bolívia, duas seleções que ainda têm chances matemáticas de classificação, fazem confronto decisivo em Guayaquil e torcem juntas contra o Peru.
Em Assunção, o Paraguai, já classificado, e a Venezuela, já eliminada, apenas cumprem tabela.

Com agências internacionais

NA TV - Chile x Peru, às 22h, na Globosat/Sportv; Argentina x Uruguai, às 19h10, na ESPN Brasil, ambos ao vivo

Texto Anterior: México está a um ponto de 98
Próximo Texto: Argentinos pensam em 98; uruguaios, em 2002
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.