São Paulo, domingo, 12 de outubro de 1997
Texto Anterior | Índice

Saiba quem é Edward Said

DA REDAÇÃO

Edward W. Said é o principal intelectual palestino. Professor da Universidade de Columbia, em Nova York, é membro do Conselho Nacional Palestino.
Nascido em 1935 em Jerusalém, na então Palestina britânica, filho de árabes protestantes, morou no Egito até os 15 anos, quando emigrou para os Estados Unidos.
Estudou nas universidades de Princeton e Harvard, e depois entrou para o departamento de Inglês de Columbia.
Pensador versátil, escreveu influentes ensaios sobre cultura, política, história e arte. É um forte crítico dos imperialismos e nacionalismos.
Sua devoção à causa palestina lhe rende polêmicas constantes em Nova York, a cidade de maior população judaica do mundo.
Antes defensor da OLP (Organização para a Libertação da Palestina) e de seu líder, Iasser Arafat, passou a ter uma posição cada vez mais negativa de ambos à medida em que a administração da Autoridade Nacional Palestina em Gaza e Cisjordânia revelava sua face corrupta e opressora.
Entre suas principais obras estão "Orientalismo" (Companhia das Letras, 1990) e "Cultura e Imperialismo" (Companhia das Letras, 1995).

Texto Anterior: Estrutura arcaica perpetua crise entre árabes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.