São Paulo, domingo, 12 de outubro de 1997 |
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Civic brasileiro mantém padrão importado
HENRIQUE SKUJIS
Apesar de a fábrica brasileira ser pouco automatizada, a Honda manteve a qualidade do Civic Sedan nacional em relação à versão importada dos Estados Unidos. Na inauguração da fábrica da marca em Sumaré (130 km de São Paulo), a Folha fez uma pequena avaliação no carro nacionalizado. A primeira impressão ao volante foi bastante positiva. O motor 1.6, de 106 cavalos, e o câmbio, de engates fáceis, mostraram a mesma eficiência do norte-americano. Vale lembrar que câmbio e motor, assim como 60% dos componentes do Civic brasileiro, são importados. A nacionalização máxima não deverá superar os 80%. O interior também em nada difere da versão norte-americana: é simples, mas muito bem-acabado. A única constatação negativa foi o encosto de cabeça do banco que se soltou durante a avaliação. Outro destaque mantido na versão brasileira foi o baixo índice de ruído no interior do veículo. O Civic brasileiro terá ainda uma versão com motor V-Tec 1.6 16V de 126 cv. O V-Tec controla o tempo de abertura das válvulas conforme a rotação do motor oferecendo melhor desempenho principalmente em baixas rotações. Futuramente, a nova fábrica deve produzir as versões cupê e perua do Civic. Um carro pequeno também está nos planos da Honda. Texto Anterior: Nova versão deve ser a mais vendida Próximo Texto: Cuidado na hora de comprar o nacional Índice |
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