São Paulo, domingo, 12 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS

* "A Senna Import faz publicidade de primeiro mundo, mas na hora de respeitar o consumidor o tratamento é diferente. Comprei um A4 com sistema de som Bose. Desconfiado da qualidade, consultei um especialista, que confirmou que não se tratava de um Bose. A importadora só se propôs a instalar o som se eu pagasse R$ 4.800."
Luiz A. Sacconi (Fortaleza, CE)
Resposta
A Senna Import informou que o Audi A4 não vem equipado com sistema de som Bose, que só é de série nos modelos A6 e A8. Segundo o importador, a revenda Saga atendeu ao cliente e instalou o modelo de som desejado, mediante o pagamento de um valor adicional.

* "Gostaria de saber quando será lançado o Palio furgão."
Alexandre Galdino (São Paulo, SP)
Resposta
A Fiat deve lançar o Palio Furgão no segundo semestre de 98.

* "Tenho um Kadett, ano 92, com 72.000 km. Como eu identifico a necessidade de troca da correia dentada?"
Marcus Vinicius N. Brandão de Carvalho (Rio de Janeiro, RJ)
Resposta
Segundo o mecânico Luiz Yoshimura, a correia dentada deve ser substituída aos 50.000 km. A correia não dá sinais de que está gasta, simplesmente quebra, e o carro pára de funcionar. A forma de conduzir o veículo -troca brusca de marchas- pode diminuir a vida útil do componente. A sua quebra provoca um choque violento do pistão com a válvula aberta, o que danifica as válvulas.

* "Comprei um Golf GL em março de 96, na revenda Guaibacar. Em junho o carro começou a apresentar perda de força, até deixar de funcionar totalmente. A revenda examinou o veículo e informou que a embreagem estava danificada. Nunca tive problemas de embreagem com meus carros. Acho que a peça não sofreu desgaste natural."
Rose Starosta (Porto Alegre, RS)
Resposta
A Volkswagen disse que enviou correspondência à leitora no dia 15 de julho. A montadora sugeriu à Guaibacar que encaminhasse as peças ao setor de garantia para serem analisadas.

A leitora disse à Folha que já se passaram três meses e o laudo ainda não foi divulgado pela montadora. Segundo Rose, a revenda aguarda o resultado da análise para poder cobrar ou não o serviço.

* "Tenho um Santana GLS 1.8, ano 87. Gostaria que meu carro tivesse melhor desempenho. Quero saber também se é proibido mexer no motor do carro e usar vidro fumê e película Insulfilm."
Renato Coelho de Almeida (Juiz de Fora, MG)
Resposta
O preparador de motores Gilberto Perrella disse que provavelmente a quilometragem já está alta demais para a instalação de um turbo (o carro não deve ter mais de 50.000 km). O mais indicado é instalar um comando de válvulas esportivo de 280°, que pode proporcionar 20% a mais de potência. Isso fará com que o Santana ande igual ao modelo com motor 2.0. A troca do comando não causa problemas com as autoridades de trânsito. Já o vidro fumê e o Insulfilme são proibidos por lei.

* "Pedi à GM quatro gráficos que registrassem a variação de potência e torque conforme a rotação do motor do Vectra 2.0 8V e 16V. A informação não deve ser nenhum segredo estratégico e para a minha decisão de compra é importante."
Wilson Ramos (São Paulo, SP)
Resposta
A General Motors informou que os dados solicitados pelo leitor são extremamente técnicos e que seu departamento de engenharia não costuma divulgá-los para o público.

* "Comprei um Gol Plus em agosto de 96. Com 5.700 km, o carro apresentou defeitos no engate da segunda e da terceira marchas. A quarta e a quinta apresentam ruídos acima dos 100 km/h. Levei-o à revenda Vecap, que constatou problema na coroa e no pinhão. Disseram que o serviço demoraria 18 dias, pois não tinham as peças em estoque. O problema continuou. Fiquei mais seis dias sem o carro, e o defeito não foi resolvido."
Airton Leite (São Paulo, SP)
Resposta
A Volkswagen informou que o veículo foi avaliado por um de seus técnicos, no dia 4 de agosto, sem que fosse constatado o problema. A montadora solicita que o cliente procure o gerente de serviços da Vecap para a reavaliação do caso.

O leitor disse que o carro foi reavaliado pela revenda, que não conseguiu solucionar o problema.

* "Comprei uma Elba Weekend em abril de 95. Após dois anos e quatro meses, o veículo precisou ser guinchado três vezes. Os problemas estavam no sistema de alimentação de combustível. Quero saber se isso pode ter ocorrido por defeito de fabricação."
Dilo Gonçalves (São Paulo, SP)
Resposta
A Fiat disse que por falta de dados na correspondência não foi possível entrar em contato com o cliente. A montadora solicita que ele contate a central de atendimento pelo telefone 0800-99-1000 para que possa ser atendido.

* "Desde que comprei meu Golf GL 95, estive diversas vezes na revenda para consertar o acionamento automático dos vidros. Recentemente, com cerca de 35.000 km rodados, o motor quebrou. Perdi a confiança no carro."
Geraldo de Souza (Niterói, RJ)
Resposta
A Volkswagen informou que, junto com a concessionária Anasa, foi avaliado o assunto. Chegaram à decisão de conceder um atendimento gratuito ao cliente.

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

Texto Anterior: Carros-conceito mostra como será o carro do futuro
Próximo Texto: Mégane chega para enfrentar o Vectra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.