São Paulo, domingo, 12 de outubro de 1997
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Laredo é Cherokee barata e menos luxuosa

MARCELO TADEU LIA
ENVIADO ESPECIAL A ATIBAIA

O concorrido segmento dos utilitários esportivos (jipões) ganhou mais um integrante no país: o Laredo, fabricado na Argentina pela Chrysler, uma versão mais despojada da família Jeep Cherokee.
O consumidor brasileiro poderá vê-lo de perto durante o Brasil Motor Show. Nas revendas, o Laredo deve chegar até novembro.
Um dos maiores atrativos é o preço frente à concorrência. No país, o Laredo -com piloto automático, airbag duplo (bolsas de ar que inflam em acidentes), câmbio automático e tração 4x4 permanente (nas quatro rodas), com reduzida, como itens de série- vai custar US$ 49,99 mil.
Como comparação, a Blazer Executive (GM), o jipão de luxo mais barato do mercado, custa a partir de R$ 44,87 mil. Com o câmbio automático (opcional), esse valor sofre acréscimo de R$ 2.000.
No espaço interno, porta-malas e preço (discutível, se forem considerados os equipamentos de série), a Blazer leva vantagem.
Mas o Laredo ganha de longe em desempenho fora-de-estrada, conforto, dirigibilidade e segurança. A Blazer, além de não ter tração nas quatro rodas (a versão 4x4, que está exposta no salão, chega em 98), também não conta com piloto automático nem airbags.
Avaliação
A Folha avaliou o Laredo em trechos de estrada e, principalmente, na terra -em trilhas de Atibaia (65 km de São Paulo).
Em ruas e estradas, o jipe roda suavemente, mesmo com sua suspensão um pouco dura, mais voltada para o uso fora-de-estrada.
O motor, de 3.960 centímetros cúbicos e 176 cavalos, traz melhor torque (força) em baixas rotações, oferecendo saídas rápidas e boas respostas no trânsito urbano.
Como o vidro traseiro é basculante, pode-se manejar a bagagem no porta-malas sem abrir a tampa.
Mas quando é necessário andar em trechos acidentados e na lama, o Laredo mostra suas principais armas. A suspensão traz um sistema misto de eixo rígido (próprio de utilitários) e molas helicoidais (de carros de passeio), proporcionando uma performance off-road com menos solavancos.
Os freios a disco nas quatro rodas, com dispositivo antitravamento ABS, e a boa distância em relação ao solo garantem uma dose extra de emoção.
O câmbio automático, ao contrário do que pode parecer, não tira a graça de dirigir em trechos mais rudes. Quando há necessidade de maior capacidade de tração, o piloto pode acionar o 4x4 "low" -marcha reduzida.
Com o bloqueio do diferencial (as rodas passam a girar de modo uniforme), o Laredo gruda ao chão e anda tranquilamente em trechos mais íngremes, na lama ou poças d'água, apesar do tamanho.

O repórter viajou a convite da Chrysler

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