São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Europa define hoje os 'grupos da morte'

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Uefa, União Européia de Futebol Association, realiza hoje os sorteios dos quatro grupos da repescagem das eliminatórias da Copa do Mundo da França.
As oito seleções da Europa que ainda estão na disputa vão ser emparelhadas e se enfrentarão em jogos de ida (dia 29 de outubro) e de volta (15 de novembro).
O vencedor de cada confronto disputa a Copa. O perdedor estará fora.
As equipes que disputam as vagas são a Itália, atual vice-campeã mundial, Bélgica e Irlanda, que chegaram às oitavas-de-final da Copa-94, e mais cinco do Leste europeu: Iugoslávia, Croácia, Ucrânia e Hungria, que não foram aos EUA, mais a Rússia, que disputou a Copa, mas foi eliminada na primeira fase.
No sábado, ocorreu a definição de mais seis equipes da Uefa para a Copa da França.
Holanda, Alemanha, Dinamarca, Áustria e Inglaterra terminaram em primeiro nos seus grupos, e a Escócia foi a melhor segundo colocada entre os nove grupos -os demais oito segundos vão disputar a repescagem.
Os jogos decisivos foram disputados sob forte tensão.
Em Roma, a Inglaterra, com um sólido sistema de marcação no meio-campo, dominou a Itália e assegurou o empate (0 a 0) que a classificava.
Conforme o tempo ia passando e não conseguiam nem finalizar, os italianos se irritavam e jogavam de forma cada vez mais ríspida.
O juiz holandês Mario van der Ende poderia ter expulsado um jogador italiano antes dos 31min do segundo tempo, quando Di Livio recebeu o cartão vermelho.
Van der Ende ainda acrescentou 11 minutos ao tempo de jogo, mas nem assim o gol saiu. No final, Inglaterra, primeiro, e Itália, na sequência, perderam grande chance de marcar.
No Grupo 9, a Alemanha obteve a vaga com dificuldade. Jogando em casa, venceu a Albânia por 4 a 3 num jogo em que esteve perdendo até os 19min do segundo tempo. O gol da vitória saiu só aos 45min, marcado por Bierhoff.
Já a Hungria (Grupo 3) só foi à repescagem porque empatou no último minuto contra a Finlândia, que estava com a vaga.
A Romênia, pelo Grupo 8, sofreu no último minuto contra a Irlanda o gol de empate que a impediu de fechar as eliminatórias com vitórias em todos os dez jogos.
Em Atenas, a Grécia não conseguiu marcar contra a Dinamarca o gol que a classificaria.
Com o 0 a 0, acabou eliminada, superada na classificação do Grupo 1 pela Dinamarca e pela Croácia.

Texto Anterior: Pelé defende seu projeto na Câmara
Próximo Texto: Sobe e desce dos times marca disputa na Europa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.