São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Allen extrai gargalhadas de musical

MARIANE MORISAWA
DA REDAÇÃO

Woody Allen já realizou filmes "bergmanianos" como "Setembro", comédias nostálgicas como "A Era do Rádio" e escrachadas como "Um Assaltante Bem Trapalhão".
Desta vez, ele resolveu colocar o musical a serviço de sua comédia, que, em geral, faz graça dos esquisitos habitantes de Nova York.
"Todos Dizem Eu Te Amo" expõe as aventuras e desencontros amorosos dos membros de uma família nova-iorquina grande e complicada.
O próprio diretor interpreta Joe, escritor que vive em Paris. Separado de Steffi (Goldie Hawn) -que se casou de novo e tem quatro filhos-, Joe não consegue achar um novo par.
Com Steffi, teve uma filha, Djuna (Natasha Lyonne), que se apaixona e desapaixona com rapidez impressionante.
A ex-mulher de Joe reencontrou o amor com Bob (Alan Alda). O casal é riquíssimo e mora na parte mais nobre de Nova York.
A filha mais velha, Skylar (Drew Barrymore), está noiva do bom-moço Holden (Edward Norton).
O único filho, Scott (Lukas Haas), inexplicavelmente se tornou um republicano, para desgraça dos pais liberais.
As duas adolescentes (Gaby Hoffmann e Natalie Portman) se apaixonam pelo mesmo garoto.
A vida de Joe parece mudar quando, em viagem a Veneza com Djuna, ele conhece Claire (Julia Roberts). De posse de todos os segredos da moça -ela faz análise com a mãe de uma amiga de suas "filhas"-, ele engata um caso.
Além de todas as situações naturalmente engraçadas, o filme tem seus momentos mais divertidos nos números musicais. "Makin' Whoopee", por exemplo, já engraçada por si só, ganha como cenário um hospital, em que doentes e grávidas cantam e dançam tendo como acessórios macas e camisas-de-força.
Outros números trazem os próprios atores como cantores -com exceção de Drew Barrymore, que quis ser dublada. Alan Alda, Goldie Hawn, Edward Norton, o próprio diretor, Tim Roth -que faz um presidiário libertado da prisão com a ajuda de Steffi-, Natalie Portman, quase ninguém escapa.
O divertido é que alguns parecem fazer grande esforço para cantar, outros não se sentem confortáveis no ofício, e há atores que até se saem bem na tarefa.
É quase impossível ver o filme e não sair cantarolando pela cozinha e pelo quarto os versos: "I'm thru with love/I'll never fall again". O pior cantor? Assista ao filme e vote. Mas repare bem em Julia Roberts.

Filme: Todos Dizem Eu Te Amo
Produção: EUA, 1996, 101 min.
Direção: Woody Allen
Com: Woody Allen, Julia Roberts, Drew Barrymore, Alan Alda, Goldie Hawn, Edward Norton, Natalie Portman
Lançamento: Europa (011/7295-7020)

Texto Anterior: Panorâmica inclui obras inéditas
Próximo Texto: Publifolha lança 4 títulos da Mostra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.