São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 1997
Texto Anterior | Índice

EUA lançam missão para estudar Saturno

Nave só chega ao planeta em 2004

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os EUA lançam hoje a missão espacial Cassini, que vai estudar Saturno e seu maior satélite, Titã. A nave só deve chegar ao planeta em julho de 2004. A missão tem um custo de US$ 3,5 bilhões e a participação dos EUA e mais 16 países europeus.
O lançamento hoje em Cabo Canaveral (Flórida, sudeste dos EUA) provocou ações legais de grupos ambientalistas por causa da bateria de plutônio da nave. Mas um juiz americano garantiu o lançamento, aceitando os argumentos da Nasa (agência espacial dos EUA) de que os riscos são mínimos e os benefícios da missão podem ser muito úteis.
A missão envolve duas sondas, a Cassini, que vai sobrevoar Saturno, e a Huygens, que vai pousar em Titã. Os cientistas esperam obter informações sobre a formação dos planetas e o aparecimento da vida na Terra.
Para ambientalistas, uma explosão da nave poderia matar milhares de pessoas de câncer e outras doenças por causa da radiação nuclear. Mas a Nasa afirma que a vedação da bateria nuclear é segura.

Texto Anterior: Médico diz que Diana teve coração deslocado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.