São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comunistas podem voltar a apoiar Prodi

Partido derruba governo e quer acordo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os comunistas italianos propuseram ontem um acordo à coalizão de centro-esquerda Olivo, que governava a Itália até a semana passada, o que poderia facilitar a formação de um novo governo.
O premiê Romano Prodi está demissionário desde que os próprios comunistas retiraram seu apoio ao governo. Sem os votos da Refundação Comunista, Prodi perde a maioria parlamentar.
A crise, qualificada por Prodi como "a mais louca do mundo", começou com o veto do Partido da Refundação Comunista ao orçamento proposto para 1998 pelo governo, com cortes nos gastos sociais, necessários para colocar a Itália em condições de adotar o euro, a moeda única européia.
Ontem, os comunistas se disseram dispostos a negociar um acordo sobre a lei orçamentária e a apoiar um gabinete com a mesma composição da semana passada. Prodi vai estudar a proposta, levada também ao presidente da república, Oscar Luigi Scalfaro, que realiza consultas políticas até terça-feira para convocar a formação de um novo gabinete.

Texto Anterior: Franceses protestam contra cortes sociais
Próximo Texto: Blair se reúne com delegado do IRA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.