São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kohl tem oposição dentro de seu partido

Ala jovem quer derrubar chanceler

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O chanceler alemão Helmut Kohl tenta controlar um movimento de oposição dentro de seu próprio partido, a União Democrática Alemã (CDU), que começa hoje seu encontro anual. Os críticos contestam a eternização de Kohl no comando da agremiação, que dirige há 25 anos.
Kohl governa o país há 15 anos, mas o prestígio do chanceler vem sofrendo abalos inéditos em 1997. O desemprego atingiu os índices mais altos em quatro décadas e houve críticas fortes à tentativa de Kohl de fazer malabarismos financeiros para ajustar as contas do país ao Tratado de Maastricht, que estipula metas orçamentárias rigorosas para os países que desejem adotar a moeda única da União Européia em 1999, o euro.
A nova geração da CDU, chamada de "grupo dos jovem selvagens", quer que Kohl abandone a liderança do partido caso venha a vencer as eleições gerais de setembro. O chanceler disputa o seu quinto mandato e, pela primeira vez, corre riscos mais sérios de perder a eleição para o Partido Social-Democrata.

Texto Anterior: Blair se reúne com delegado do IRA
Próximo Texto: Shell projeta oleoduto no Irã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.