São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Raiva entre grupos é carregada nas tintas

SILVIA BITTENCOURT

especial para Folha, de Belfast
Quem está interessado em conhecer alguns elementos dos "Troubles" deve visitar Belfast Ocidental, a região mais agitada do ponto de vista político, e o bairro protestante Sandy Row, perto do centro da cidade.
O turista pode visitar esses bairros sozinho ou com um tour que sai aos domingos de Castle Place.
Quem vai sozinho deve pegar no centro da cidade um dos táxis pretos, que custam o mesmo que um ônibus e fazem um percurso fixo.
Os táxis que vão para o bairro católico saem da Donegall Square. Eles são identificados pelas placas "Falls Road" ou "Andersontown" ou por inscrições no gaélico irlandês -língua praticamente morta, mas que católicos de toda a Irlanda fazem questão de cultivar.
Os táxis que vão para o bairro protestante saem da North Street e são identificados por placas onde se lê "Shankill" ou por bonequinhas vermelhas penduradas no espelho retrovisor.
Para visitar um bairro logo depois do outro, é melhor voltar para o centro e trocar de táxi.
Em Belfast Ocidental, tanto no bairro protestante de Shankill quanto no católico de Falls, vive a população mais pobre da cidade. Ali nasceram e atuam os grupos paramilitares, como o IRA.
Em direção a Falls Road, à esquerda da Divis Street, o turista verá um edifício alto e velho. É a Divis Tower, baluarte do IRA e palco dos distúrbios mais graves dos "Troubles" nos anos 70.
Agora, soldados britânicos mantêm uma base militar na sua cobertura para controlar a região.
Logo no começo da Falls Road, uma livraria especializada oferece mapas localizando os murais e os pontos mais importantes do movimento republicano de Belfast.
Descendo a Falls Road, o visitante passará, à direita, pela sede do partido republicano Sinn Fein e verá alguns murais com símbolos republicanos e elementos da cultura irlandesa.
Um dos mais famosos, no cruzamento da Falls Road com a RPG Avenue, mostra os dez membros do IRA que morreram em 81 e 82 numa greve de fome.
Lado da Reforma
A principal avenida do bairro protestante de Shankill, a Shankill Road, por onde circula o táxi protestante, também traz uma série de murais. Eles são, porém, menos culturais que os murais católicos.
Os murais protestantes de Shankill e de Sandy Row tendem a glorificar os grupos paramilitares unionistas e monarquistas, como a UVF (Força Voluntária da Ulster) e a UFF (Combatentes da Liberdade do Ulster).

Texto Anterior: Hotel foi alvo de 43 bombas
Próximo Texto: Bom senso assegura um passeio pacífico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.