São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Municípios aprendem como virar atração

MARISTELA DO VALLE
ISABELLE SOMMA

MARISTELA DO VALLE; ISABELLE SOMMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Embratur expõe na Turquia resultados de programa que viabiliza setor turístico em pequenas cidades

A Embratur está coordenando a municipalização do turismo no Brasil, com apoio da OMT (Organização Mundial do Turismo).
"Há 1.780 municípios com potencial turístico no Brasil", afirma Caio Luiz de Carvalho, presidente da Embratur. Desses, 800 já estão adotando a municipalização.
No próximo dia 22, a coordenadora nacional do plano, Ana Marcondes Machado, fará uma apresentação sobre o projeto na Assembléia Anual da OMT, em Istambul, Turquia.
Para isso, mostrará os resultados até agora obtidos em seis municípios: Campina do Monte Alegre (SP), Sete Lagoas (MG), Bezerros (PE), São Martinho (SC), Prado (BA) e Domingos Martins (ES).
Para os municípios, o projeto trouxe orientação, facilitando a implementação de projetos turísticos já existentes, e motivação.
"O programa foi importante porque deu um rumo. Tínhamos idéias, mas não tínhamos como realizá-las", diz Chico Maia, secretário do Turismo de Sete Lagoas.
Outra vantagem, segundo Maia, foi o otimismo que as oficinas de orientação proporcionaram à população. Cada vez mais pessoas do próprio município estão investindo no setor turístico.
Para Campina do Monte Alegre, o maior benefício foi a criação de, "no mínimo, 150 empregos", segundo o coordenador do Turismo da cidade, Miguel Blezins, 50.
"Também ajudou na divulgação de projetos turísticos para a iniciativa privada", diz. Um exemplo dessa parceria é a construção de um centro esportivo de beisebol. O município deverá doar o terreno, e empresários construirão o centro.
Em São Martinho, município essencialmente agrícola, havia apenas um hotel com 15 leitos em 1993. Segundo o secretário do Turismo da cidade, Claudio Rocha, 26, com o projeto, o número de leitos subiu para 110 neste ano.
Assim como São Martinho, o município de Domingos Martins aproveita sua arquitetura típica germânica para atrair turistas.
A secretária de Cultura e Turismo do município, Diomedes Berger, 46, diz que o projeto impulsionou a criação de grupos de trabalho para ampliar as atrações e a infra-estrutura turística da cidade.
Em Bezerros, as oficinas de orientação também já trouxeram resultados. "A motivação é fantástica. A população está dando mais valor à cultura local", diz o secretário do Desenvolvimento Econômico, Walter Costa, 37.
Ele afirma que, com o impulso no setor turístico, bacamarteiros, repentistas e outros artistas locais terão emprego o ano inteiro.
Em Prado, ponto de saída para o arquipélago de Abrolhos, serão dados cursos sobre o assunto. "A conscientização sobre a importância do turismo para a cidade já está ocorrendo", diz Nilson de Azevedo, do Conselho Municipal.

Texto Anterior: Negociação estimula a cultura
Próximo Texto: Conheça as cidades
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.